-
Apresentação
Apresentação
Atelier de Marketing é uma unidade curricular prática do 3.º ano, 1.º semestre, que visa capacitar os estudantes para a elaboração e implementação de um Plano de Marketing completo. A UC integra o ciclo de estudos em Comunicação Aplicada: Marketing, Publicidade e Relações Públicas, assumindo um papel de aplicação prática e de consolidação dos conhecimentos adquiridos noutras unidades (Introdução ao Marketing, Marketing Estratégico e Marketing Operacional).
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT168-1754
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Análise interna e externa (micro e macroambiente). Matriz SWOT. Análise de atratividade de mercados (modelo das 5 forças). Políticas de crescimento. Definição de objetivos de marketing. Estratégias de segmentação, seleção de segmentos-alvo, diferenciação e posicionamento. Marketing Mix: Produto, Preço, Distribuição e Promoção.
-
Objetivos
Objetivos
Desenvolver competências de análise de contextos internos e externos de mercado. Capacitar para a formulação de estratégias de marketing, segmentação, posicionamento e diferenciação. Aplicar ferramentas de planeamento estratégico e operacional de marketing. Elaborar e apresentar, em grupo, um Plano de Marketing estruturado. Resolver casos práticos, aplicando conceitos a situações reais ou simuladas.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias ativas (sala de aula invertida, design thinking). Trabalho em grupo para a elaboração do Plano de Marketing. Discussão e resolução de casos práticos. Apresentações individuais e coletivas para treino de comunicação e avaliação contínua.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
McDonald, M., Wilson, H., & Chaffey, D. (2024). Marketing plans: profitable strategies in the digital age. John Wiley & Sons. Chernev, A. (2020) The Marketing Plan Handbook, 6 th edition, Cerebellum Press Godin, Seth (2019), Isso é marketing: Para ser visto é preciso aprender a enxergar, Alta Books . Westwood, J. (2019), How to Write a Marketing Plan: Define Your Strategy, Plan Effectively and Reach Your Marketing Goals, Kogan Page Wong, H., Radel, K, Ramsaram-Fowder, R. (2017), Planos de Marketing, um Guia Prático, Editora Saraiva, São Paulo, Brasil.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não