filmeu

Disciplina Atelier de Marketing

  • Apresentação

    Apresentação

    Atelier de Marketing é uma unidade curricular prática do 3.º ano, 1.º semestre, que visa capacitar os estudantes para a elaboração e implementação de um Plano de Marketing completo. A UC integra o ciclo de estudos em Comunicação Aplicada: Marketing, Publicidade e Relações Públicas, assumindo um papel de aplicação prática e de consolidação dos conhecimentos adquiridos noutras unidades (Introdução ao Marketing, Marketing Estratégico e Marketing Operacional).
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Análise interna e externa (micro e macroambiente). Matriz SWOT. Análise de atratividade de mercados (modelo das 5 forças). Políticas de crescimento. Definição de objetivos de marketing. Estratégias de segmentação, seleção de segmentos-alvo, diferenciação e posicionamento. Marketing Mix: Produto, Preço, Distribuição e Promoção.
  • Objetivos

    Objetivos

    Desenvolver competências de análise de contextos internos e externos de mercado. Capacitar para a formulação de estratégias de marketing, segmentação, posicionamento e diferenciação. Aplicar ferramentas de planeamento estratégico e operacional de marketing. Elaborar e apresentar, em grupo, um Plano de Marketing estruturado. Resolver casos práticos, aplicando conceitos a situações reais ou simuladas.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias ativas (sala de aula invertida, design thinking). Trabalho em grupo para a elaboração do Plano de Marketing. Discussão e resolução de casos práticos. Apresentações individuais e coletivas para treino de comunicação e avaliação contínua.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    McDonald, M., Wilson, H., & Chaffey, D. (2024). Marketing plans: profitable strategies in the digital age. John Wiley & Sons. Chernev, A. (2020) The Marketing Plan Handbook, 6 th edition, Cerebellum Press Godin, Seth (2019), Isso é marketing: Para ser visto é preciso aprender a enxergar, Alta Books . Westwood, J. (2019), How to Write a Marketing Plan: Define Your Strategy, Plan Effectively and Reach Your Marketing Goals, Kogan Page Wong, H., Radel, K, Ramsaram-Fowder, R. (2017), Planos de Marketing, um Guia Prático, Editora Saraiva, São Paulo, Brasil.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios