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Disciplina Atelier de Publicidade

  • Apresentação

    Apresentação

    Fundamentada em pressupostos práticos, a unidade curricular 'Atelier de Publicidade' será o espaço de análise, de debate, de ensaio, de experimentação, de simulação e de confronto dos alunos com o quotidiano publicitário, capacitando-os, através do ensinamento, da consolidação e da aplicabilidade dos conhecimentos necessários, para a criação de campanhas de publicidade e dos processos que as antecedem e lhes sucedem.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. A agência de publicidade e o briefing; 2. A criatividade e o processo criativo; 3. A estratégia criativa e a eficácia publicitária; 4. O consumer insight e a marca; 5. O planeamento de campanhas publicitárias.  
  • Objetivos

    Objetivos

    Com uma componente essencialmente laboratorial, as aulas privilegiam a interacção entre todos os intervenientes, permitindo aos discentes explorar e exercitar a criatividade, a qual se apresenta como uma característica essencial ao desenvolvimento de uma comunicação inovadora, estratégica, assertiva e eficaz.  
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Aaker, D. (1996). Building strong brands. New York: The Free Press. Bono, E. (2015). Lateral thinking: creativity step by step. New York: Harper Colophon. Catmull, E. (2015). Criatividade: como vencer as forças que bloqueiam a inspiração. Clube do Autor. Cleese, J. (2020). Creativity: a short and cheerful guide. Londres: Penguin Random House. Godin, S. (2020). O processo criativo. Ideias de Ler. Hegarty, J. (2023). Hegarty e a criatividade: não há regras. Clube do Amor. Joannis, H. (1998). O processo de criação publicitária: estratégia, concepção e realização de mensagens publicitárias. Mem Martins: Edições Cetop. Santos, C. (2024). A contemporânea 'Matriz dos 3 E's': emancipação, empoderamento e engajamento dos consumidores. In A publicidade na era da hiperestimulação, 17-31, UMinho Editora. Santos, C. (2023). As 21 características da comunicação publicitária do século XXI: a supremacia da virtualidade e da visualidade, Vista ,12, 1-21      
INSCRIÇÃO AVULSO
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