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Apresentação
Apresentação
A Estatística desempenha um papel fundamental não apenas na compreensão dos dados, mas também no marketing moderno. Permitindo que profissionais da área compreendam o melhor comportamento do consumidor, identifiquem segmentos de mercado, avaliem a eficácia das campanhas publicitárias e muito mais. A Estatística Descritiva capacita os profissionais de marketing a sintetizar, descrever e interpretar informações complexas que surgem de diversas fontes, incluindo sondagens e estudos de opinião. Em um mundo onde a quantidade de dados é massiva, a Estatística se torna uma ferramenta indispensável para tornar essas informações volumosas gerenciáveis, ajudando a identificar tendências e a tomar decisões informadas. No entanto, é importante reconhecer que, ao resumir informações, sempre há uma perda de detalhes.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT168-194
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Apresentação da UC: Programa, Bibliografia, Regras de Avaliação, Interesse da Estatística; Noções básicas de aplicações em Estatística; Obtenção de Dados e Amostragem; Medidas de Estatística Descritiva; Organização de Dados: Gráficos e Tabelas; Probabilidades; Correlação Linear e Regressão Linear.
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Objetivos
Objetivos
Este curso visa proporcionar contato com ferramentas cruciais na análise de dados, capacitando os alunos para aplicar técnicas que resolvam problemas em sua área de atuação. Os principais objetivos incluem dotá-los com conhecimento para que: Compreendam os conceitos de medidas de tendência central, medidas de dispersão, percentis, quartis, decis e medidas de distribuição. Possam utilizar técnicas de Estatística Descritiva, tanto numericamente quanto graficamente, para obter interpretações adequadas de conjuntos de dados. Adquiram familiaridade com conceitos básicos de probabilidade e sejam capazes de resolver problemas que envolvam esses conceitos. Aprendam a calcular parâmetros fundamentais, como valor esperado, variância e desvio padrão. Compreendam os conceitos de correlação e regressão linear e a utilidade prática desses conceitos.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Aprendizagem Baseada em Problemas. Com esta abordagem pedagógica, o programa tem como objetivo envolver os estudantes em experiências de aprendizagem significativas, incentivando-os a enfrentar desafios autênticos e relevantes da atualidade. Os estudantes são estimulados a aplicar o pensamento crítico ao longo de todo o processo investigativo. Essa metodologia desenvolve competências importantes tanto para o contexto académico como profissional dos estudantes, enriquecendo a sua trajetória de aprendizagem.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Agresti, A., Franklin, C. A., & Klingenberg, B. (2021). Statistics: The Art and Science of Learning from Data, Global Edition. Bispo, R., & Maroco, J. (2005). Estatística Aplicada às Ciências Sociais e Humanas. 2a Edição. Climepsi Editores. Barroso, M., Sampaio, E., & Ramos, M. (2010). Exercícios de Estatística Descritiva para as Ciências Sociais. 2a Edição. Edições Silabo. Healey, J. F., & Donoghue, C. (2020). Statistics: A Tool for Social Research and Data Analysis. Cengage Learning. Mazzocchi, M. (2008). Statistics for marketing and consumer research. SAGE. Murteira, B., Ribeiro, C. S., Silva, J. A., & Pimenta, C. (2023). Introdução à Estatística. 4a Edição. Escolar Editora. Reis, E., Melo, P., Andrade, R., & Calapez, T. (2021). Estatística Aplicada (volume 1). 7a Edição. Edições Sílabo.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não