filmeu

Disciplina Estatística

  • Apresentação

    Apresentação

    A Estatística é uma ferramenta essencial no marketing contemporâneo, permitindo compreender o comportamento do consumidor, segmentar mercados, avaliar a eficiência e a eficácia de campanhas e fundamdntar decisões estratégicas. Através da Estatística, os futuros profissionais de marketing aprendem a organizar, sintetizar e interpretar dados de estudos de mercado, inquéritos, análises de vendas e outras fontes relevantes para o marketing. Num ambiente empresarial orientado por dados, esta UC prepara os futuros profissionais de marketing para transformar informação complexa em insights, identificar padrões de comportamento e tendências de mercado, e apoiar decisões baseadas em evidência.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Noções básicas de aplicações em Estatística; Obtenção de Dados e Amostragem; Medidas de Estatística Descritiva; Organização de Dados: Gráficos e Tabelas; Probabilidades; Introdução à Inferência Estatística; Correlação Linear e Regressão Linear.
  • Objetivos

    Objetivos

    A unidade curricular pretende desenvolver competências em análise de dados, capacitando os estudantes a aplicar técnicas estatísticas na resolução de problemas de marketing. No final da UC, os alunos deverão ser capazes de: Compreender e calcular medidas de tendência central, dispersão, percentis, quartis, decis e medidas de distribuição. Utilizar métodos de Estatística Descritiva, numéricos e gráficos, para interpretar conjuntos de dados. Reconhecer e aplicar conceitos básicos de probabilidade na resolução de problemas. Calcular parâmetros fundamentais, como desvio médio, variância e desvio padrão. Compreender e aplicar conceitos de correlação e regressão linear em contextos práticos.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Aprendizagem Baseada em Problemas. Com esta abordagem pedagógica, o programa tem como objetivo envolver os estudantes em experiências de aprendizagem significativas, incentivando-os a enfrentar desafios autênticos e relevantes da atualidade. Os estudantes são estimulados a aplicar o pensamento crítico ao longo de todo o processo investigativo. Essa metodologia desenvolve competências importantes tanto para o contexto académico como profissional dos estudantes, enriquecendo a sua trajetória de aprendizagem.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Agresti, A., Franklin, C. A., & Klingenberg, B. (2021). Statistics: The Art and Science of Learning from Data, Global Edition. Bispo, R., & Maroco, J. (2005). Estatística Aplicada às Ciências Sociais e Humanas. 2a Edição. Climepsi Editores. Barroso, M., Sampaio, E., & Ramos, M. (2010). Exercícios de Estatística Descritiva para as Ciências Sociais. 2a Edição. Edições Silabo. Healey, J. F., & Donoghue, C. (2020). Statistics: A Tool for Social Research and Data Analysis. Cengage Learning. Mazzocchi, M. (2008). Statistics for marketing and consumer research. SAGE. Murteira, B., Ribeiro, C. S., Silva, J. A., & Pimenta, C. (2023). Introdução à Estatística. 4a Edição. Escolar Editora. Reis, E., Melo, P., Andrade, R., & Calapez, T. (2021). Estatística Aplicada (volume 1). 7a Edição. Edições Sílabo.  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios