-
Apresentação
Apresentação
A Estatística é uma ferramenta essencial no marketing contemporâneo, permitindo compreender o comportamento do consumidor, segmentar mercados, avaliar a eficiência e a eficácia de campanhas e fundamdntar decisões estratégicas. Através da Estatística, os futuros profissionais de marketing aprendem a organizar, sintetizar e interpretar dados de estudos de mercado, inquéritos, análises de vendas e outras fontes relevantes para o marketing. Num ambiente empresarial orientado por dados, esta UC prepara os futuros profissionais de marketing para transformar informação complexa em insights, identificar padrões de comportamento e tendências de mercado, e apoiar decisões baseadas em evidência.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT168-194
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Noções básicas de aplicações em Estatística; Obtenção de Dados e Amostragem; Medidas de Estatística Descritiva; Organização de Dados: Gráficos e Tabelas; Probabilidades; Introdução à Inferência Estatística; Correlação Linear e Regressão Linear.
-
Objetivos
Objetivos
A unidade curricular pretende desenvolver competências em análise de dados, capacitando os estudantes a aplicar técnicas estatísticas na resolução de problemas de marketing. No final da UC, os alunos deverão ser capazes de: Compreender e calcular medidas de tendência central, dispersão, percentis, quartis, decis e medidas de distribuição. Utilizar métodos de Estatística Descritiva, numéricos e gráficos, para interpretar conjuntos de dados. Reconhecer e aplicar conceitos básicos de probabilidade na resolução de problemas. Calcular parâmetros fundamentais, como desvio médio, variância e desvio padrão. Compreender e aplicar conceitos de correlação e regressão linear em contextos práticos.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Aprendizagem Baseada em Problemas. Com esta abordagem pedagógica, o programa tem como objetivo envolver os estudantes em experiências de aprendizagem significativas, incentivando-os a enfrentar desafios autênticos e relevantes da atualidade. Os estudantes são estimulados a aplicar o pensamento crítico ao longo de todo o processo investigativo. Essa metodologia desenvolve competências importantes tanto para o contexto académico como profissional dos estudantes, enriquecendo a sua trajetória de aprendizagem.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Agresti, A., Franklin, C. A., & Klingenberg, B. (2021). Statistics: The Art and Science of Learning from Data, Global Edition. Bispo, R., & Maroco, J. (2005). Estatística Aplicada às Ciências Sociais e Humanas. 2a Edição. Climepsi Editores. Barroso, M., Sampaio, E., & Ramos, M. (2010). Exercícios de Estatística Descritiva para as Ciências Sociais. 2a Edição. Edições Silabo. Healey, J. F., & Donoghue, C. (2020). Statistics: A Tool for Social Research and Data Analysis. Cengage Learning. Mazzocchi, M. (2008). Statistics for marketing and consumer research. SAGE. Murteira, B., Ribeiro, C. S., Silva, J. A., & Pimenta, C. (2023). Introdução à Estatística. 4a Edição. Escolar Editora. Reis, E., Melo, P., Andrade, R., & Calapez, T. (2021). Estatística Aplicada (volume 1). 7a Edição. Edições Sílabo.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não