filmeu

Disciplina Metodologias de Análise do Texto e do Discurso

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular pretende motivar um questionamento dos diversos planos linguísticos, textuais e discursivos que enquadram e regulam os fenómenos comunicativos.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1.Diacronia crítica dos conceitos de discurso e de texto a) O dever da palavra nas sociedades primitivas; b) O discurso humano enquanto construção do/contra o poder; c) Introdução à retórica; d) Crise das sociedades orais e disseminação da cultura escrita; e) A passagem das estruturas míticas às estruturas discursivas da cultura ocidental; f) O que é um «texto»; g) Que relações estabelece o texto com o mundo.   2. A significação, representação e interpretação   3. As novas formas do texto a) As materialidades da comunicação e as «enformações» do texto; b) A escrita como técnica; c) Os modos de ler.   4. A relação hermenêutica com os textos. Tipologias textuais.   5. Origens e objetivos da Análise do Discurso: a) Metodologias de análise. Framing, Narrativa-Storyline e Macro-estruturas. A grelha KWL. b) A Análise do Discurso aplicada aos Media: Imprensa, Rádio, Audiovisual e Publicidade. c) Os media digitais e a «mediacultura».
  • Objetivos

    Objetivos

    A UC tem como objetivo constituir uma sistematização dos problemas levantados pela escrita, pelo discurso e pelos textos, na sua função comunicativa, e constituir um esclarecimento sobre os diferentes dispositivos e instrumentos, seus efeitos no humano e nas modalidades de escrita e leitura. Interroga-se a cultura do texto, não só a que produz textos, mas também a que por estes é (re)constituída.   No final desta UC os estudantes deverão ser capazes de:   O1. Conhecer os problemas levantados pela escrita, pelos textos e pelo discurso na sua função comunicativa; 02. Compreender os fenómenos da especificidade cultural das práticas discursivas do Ocidente e a formação de figuras-chave na determinação do campo textual: autor, crítico, intérprete, leitor; O3. Produzir um discurso analítico sobre os media; O4. Refletir criticamente acerca da contemporaneidade mediática.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Apresentação em sala de aula dos conteúdos programáticos e sua discussão. Serão utilizadas metodologias ativas de ensino-aprendizagem, como a sala de aula invertida, entre outras, centradas no aprendente.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    BARTHES, Roland. (1997). O Prazer do Texto. Lisboa: Edições 70. BLEICHER, Josef. (1992). Hermenêutica Contemporânea. Lisboa: Edições 70. CAMERON, Deborah e out. (2014). Working with Written Discourse. London: Sage. CHARAUDEAU, P., MAINGUENEAU, D. (2012). Dicionário da Análise do Discurso. Lisboa:¿ ECO, Umberto. (1971). A Obra Aberta. S.Paulo: Ed.Perspectiva. FOUCAULT, Michel. (1992). O que é um Autor? Lisboa: Vega. FOUCAULT, Michel. (1989). L’ Ordre du Discours. Paris: Gallimard. FOUCAULT, Michel. (1998). As Palavras e as Coisas. Lisboa: Edições 70. FURTADO, José Afonso. (2012). Uma cultura da Informação para o Universo Digital. Lisboa: Fund.Francisco Manuel dos Santos. PLATÃO, Crátilo: Diálogo sobre a Justeza dos Nomes. Lisboa: Sá da Costa. SUBTIL, F., (2006) Compreender os Media. Coimbra: Minerva. ZENGOTITA, T. (2006). Mediatizados. Como os Media Moldam o nosso Mundo e o Modo como vivemos. Lisboa: Ed. Bizâncio. RICOEUR, Paul. Do Texto à Acção: Ensaios de Hermenêutica II. Porto: Rés.  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios