-
Apresentação
Apresentação
Perspectivar a comunicação aplicada no contexto organizacional e perceber como se deve potenciar os recursos de comunicação; Dar a conhecer de modo articulado, global e coerente, as mais-valias decorrentes das modernas teorias da gestão aplicáveis à comunicação interna das organizações Entender diferentes lógicas e estratégias de comunicação internas Conjugar articuladamente os diferentes recursos de comunicação na intervenção técnica em comunicação, mediante a elaboração, implementação e avaliação de estratégias e planos de comunicação organizacional; Refletir sobre técnicas de comunicação aplicáveis, em termos de pertinência, eficácia e eficiênica face a objetivos e contextos concretos.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT168-7040
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
INTRODUÇÃO À COMUNICAÇÃO INTERNA Objeto e essência da Comunicação Interna O CONTEXTO DA COMUNICAÇÃO INTERNA Processos de decisão e de desempenho, Especialidades de Comunicação interna, mensagens e suportes COMUNICAÇÃO INTERNA Comunicação interna e Relações Públicas Comunicação interna e organizações Vertente histórica Modelos de comunicação Interna Tendências e o futuro da comunicação interna Análise de estudos de caso METODOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO INTERNA Princípios de Comunicação interna, análise e diagnostico estratégico Elaboração implementação e gestão de estratégias e planos
-
Objetivos
Objetivos
Saber contextualizar a função de comunicação no quadro da gestão das organizações; Perceber as organizações como sistemas sociais abertos, atuando no ambiente interno; Perspetivar a Comunicação Interna no contexto de políticas de comunicação global das organizações e a sua importância como recurso estratégico; Percecionar a comunicação interna como recurso estratégica; Entender e enquadrar estratégias e planos de Comunicação Interna; Trabalhar sobre diferentes técnicas de comunicação
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A unidade curricular terá o apoio dos recursos disponíveis para ensinar os alunos. Através da apresentação de conteúdos relacionados com o programa, que estarão disponíveis aos alunos pela ferramenta Moodle Sempre que necessário para os alunos compreenderem melhor a matéria serão usados casos práticos e exemplos de situações verídicas Estarão à disposição dos alunos textos complementares para melhor compreensão da matéria
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Dahlman, S., & Heide, M. (2021). Strategic internal communication: A practitioner’s guide to implementing cutting-edge methods for improved workplace culture. Routledge. International Association of Business Communicators. (2006). The IABC handbook of organizational communication: A guide to internal communication, public relations, marketing and leaderhip (T. L. Gillis, Ed.). Jossey-Bass. Men, L. R., & Tkalac Ver¿i¿, A. (2021). Current Trends and Issues in Internal Communication Theory and Practice (1st edition). Palgrave Macmillan. Smith, L., & Mounter, P. (2008). Effective internal communication (2nd ed). Kogan Page. Sriramesh, K., & Ver¿i¿, D. (Eds.). (2020). The global public relations handbook: Theory, research, and practice (Third edition). Routledge, Taylor & Francis Group. Welch, M., & Jackson, P. R. (2007). Rethinking internal communication: A stakeholder approach. Corporate Communications: An International Journal, 12(2), 177–198. https://doi.org/10.1108/13563280710744847
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não