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Apresentação
Apresentação
A UC explora a crescente importância das Relações Públicas (RP) no cenário atual, abordando tanto o contexto tradicional quanto as dinâmicas digitais. Esta disciplina é crucial para profissionais que desejam dominar as estratégias de comunicação e branding Estuda como as RP podem ser desenvolvidas e integradas no mix de comunicação das organizações, melhorando a eficácia das campanhas. Analisa do impacto das media sociais e da revolução digital nas RP, com destaque para novas práticas e regras no ambiente online. Apresenta estratégias para construir e gerir brand equity, considerando a importância da marca para consumidores, empresas e distribuidores. Ensina a planear e implementar campanhas de RP (idealmente virais), gerando buzz e aumentando a visibilidade da marca.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT168-7048
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1) Importância e Desenvolvimento das Relações Públicas (RP) Papel no Mix de Comunicação: Desenvolvimento e integração das RP no mix de comunicação. Ferramentas de RP: Utilização de diferentes ferramentas para comunicação com diversos públicos. 2) RP na Era Digital e Revolução Digital: Impacto dos media sociais e da era digital nas RP. Práticas de RP Online: Aplicabilidade e novas regras das RP no mundo online, incluindo sites, blogs, redes sociais, fóruns e wikis. Campanhas Virais: Como a internet facilita campanhas de RP virais e gera buzz. 3) Gestão e Estratégias de Marca e Contribuição das RP na Construção da Marca: Significado da Marca e Estratégias de Marca: Desenvolvimento e gestão de portfólio de marcas. Brand Equity: Conceito e construção de brand equity. Funções da Marca: Importância para consumidor, empresa e distribuidor. Branding Emocional, Territorial e Pessoal: Abordagens para diferentes tipos de branding. 4) Planeamento e Execução de Campanhas de RP para aumentar a brand equity.
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Objetivos
Objetivos
1) Desenvolver a compreensão do enquadramento prático das Relações Públicas (RP), incluindo o seu âmbito e papel nas estratégias de comunicação. 2) Compreender a contribuição das RP para a construção da marca e identidade organizacional. 3) Sensibilizar os alunos sobre áreas de aplicação específicas e desafios dentro das RP. 4) Abordar questões práticas nas RP e fornecer aos alunos várias ferramentas e técnicas. 5) Enfatizar a importância de avaliar e medir a eficácia das ações de RP. 6) Destacar as tendências emergentes nas RP, especialmente na era digital. 7) Este programa visa equipar os estudantes com o conhecimento e as habilidades para utilizar as RP de forma eficaz, tanto em contextos tradicionais quanto digitais, contribuindo para a construção e gestão de marcas fortes e sustentáveis.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Análise e Discussão de Casos Práticos para analisar e discutir situações reais, permitindo o raciocínio estratégico e a análise das soluções implementadas em contextos de Relações Públicas. Garantindo assim o desenvolvimento de competências aplicáveis no contexto profissional. Aprendizagem Colaborativa através de Trabalhos em grupo e projetos colaborativos que incentivam a troca de ideias e experiências entre os alunos, promovendo um ambiente de aprendizagem cooperativa. Integração de Ferramentas Digitais com a utilização de plataformas digitais e ferramentas de comunicação online para simular campanhas de RP, análise de métricas e gestão de crises, preparando os alunos para o ambiente digital atual. Palestras e Workshops com Profissionais do Setor, através de organização de palestras e workshops com profissionais experientes na área de RP, proporcionando insights práticos e networking com especialistas do setor.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Botan, C. H., & Sommerfeldt, E. J. (Eds.). (2023). Public relations theory III: In the age of publics. Routledge. O'Donnell, A. (2023). Public relations and communications: From theory to practice. Routledge. Heath, R. L., & Johansen, W. (Eds.). (2023). Public relations theory: Capabilities and competencies. Wiley. Smudde, P. (2023). Managing public relations (2nd ed.). Routledge. Rosenberg, A. (2021). A modern guide to public relations: Unveiling the mystery of PR: Including: Content marketing, SEO, social media & PR best practices. Veracity-Portland. De Pelsmacker, P., Geuens, M., & Van Den Bergh, J. (2018). Marketing communications (6th ed.). Pearson. Ryan, D. (2017). Understanding digital marketing. Kogan Page. Tuten, T., & Solomon, M. (2014). Social media marketing. Pearson. Strauss, J., & Frost, R. (2013). E-marketing (7th ed.). Free Press. Giagaglia, C. (2012). Gestão estratégica de eventos. Cengage. Aaker, D. (2004). Brand portfolio strategy. Free Press.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não