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Apresentação
Apresentação
A UC de Planeamento de Meios visa dotar os alunos de conhecimentos na área da gestão de meios publicitários, elaboração de planos de meios e respetiva avaliação de eficácia.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT168-7049
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Conceitos do Planeamento de Meios Caracteristicas dos meios enquanto suportes publicitários: Televisão Rádio Internet Cinema Publicidade exterior Imprensa Investigação em publicidade aplicada ao planeamento de meios Planeamento e implementação de uma estratégia de meios [Preencher Tópico] [Preencher Descritivo] [Preencher Tópico] [Preencher Descritivo]
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Objetivos
Objetivos
Pretende-se que os alunos sejam capazes analisar, compreender, distinguir e interligar os diversos agentes e etapas dos processos da comunicação de marketing e do planeamento de meios, de modo a aplicá-los numa proposta de media. - Conhecer os diferentes agentes intervenientes no processo de comunicação de marketing; - Definir e clarificar os diferentes meios publicitários; - Perceber as etapas inerentes ao processo de planeamento de meios; - Compreender os contextos em que o planeamento de meios opera; - Realizar um plano de meios; - Avaliar a eficácia de uma campanha.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As metodologias a adotar privilegiam a articulação entre uma abordagem teórica e uma abordagem de natureza mais prática, procurando apresentar e desenvolver os conteúdos programáticos através do recurso a sessões de ensino teóricas expositivas; sessões teóricas práticas de análise e discussão de temas do programa. Os estudantes irão utilizar uma ferramente informática (Yumi64), alugada à Marktes para elaboração de planos de meios com dados reais. Avaliação: Teste 50% Trabalho e apresentação 50%
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Media And Adveritising 2023, Marktest Baron, L., Sissor, Y., (2010), Advertising Media Planning (7ºed). NTC Business Book. Illinois. Caetano, J., Estrela, R., (2004), Introdução à Publicidade, Porto, Edicções Ipam, Cooper, A. (ed.) (1991), How to plan Advertising. Cassel. Wiltshire (GB). 1997. Cowley, D., (1991), Como Planificar a Publicidade, Edições CETOP. Lisboa. Eguizábal Maza, R., Antonio Caro (eds), (1996), Medición, Investigación e Información de la Publicidad. Edipo. Madrid. Katz,H., 2022, The Media HandbookA Complete Guide to Advertising Media Selection, Planning, Research, and Buying, 8ºed, Routledge Kelley, L., Jugehneirmer, D. (2008), Advertising Media Planning: A Brand Management Approach, NY, M.E. Sharp López, E., Lobo,(1997) M., Manual de planificación de medios. ESIC Editorial. Madrid. Pérez-Lantre, F.,(2000), Planificación y gestión de medios publicitários, Editorial Ariel, Barcelona.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não