-
Apresentação
Apresentação
A Unidade Curricular pretende fornecer aos alunos os princípios técnicos e conceptuais essenciais a um projecto de comunicação. Estes princípios visam servir dois objectivos principais: uma apresentação de projecto coerente e equilibrada e um entendimento dos processos envolvidos na área da comunicação visual que permita um diálogo correcto com os profissionais da área.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT168-7241
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
- Noções teórico práticas de design gráfico aplicadas ao conceito de identidade visual e comunicação, tais como: metodologia projectual, processos criativos, tipografia, composição, imagem e cor. - Técnicas fundamentais de desenho, organização e composição em software de desenho vectorial. - Técnicas fundamentais de tratamento e manipulação de imagens digitais em software de edição de imagem. - Enquadramento às ferramentas de Inteligência Artificial aplicadas à geração de conteúdos de imagem. - Desenvolvimento de projeto de identidade visual e comunicação de produto e/ou serviço.
-
Objetivos
Objetivos
Esta Unidade Curricular tem como principal objetivo a boa execução de projetos de identidade visual e comunicação impressa. Este objetivo assenta na aquisição das seguintes competências: - Reconhecer e aplicar de forma coerente conceitos de Design de Comunicação para impressão, nas vertentes da tipografia, cor, imagem e composição; - Utilizar uma metodologia ajustada a projeto de identidade visual e comunicação de serviço ou produto; - Aplicar com desenvoltura as técnicas e ferramentas fundamentais dos softwares de desenho vetorial e edição de imagem necessárias à correta expressão do conceito idealizado; - Reconhecer benefícios e desvantagens inerentes às ferramentas de Inteligência Artificial para geração de conteúdos de imagem; - Desenvolvimento de projeto de identidade e comunicação, com aplicação dos conteúdos lecionados.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
É uma cadeira teórico¿prática que combina intervenções expositivas dos conteúdos programáticos com a elaboração de exercícios pacote hardware-software necessárias à produção de conteúdos impressos e ecrã. Ao longo do semestre será desenvolvido projeto prático, em grupos de 2, com acompanhamento em aula. A avaliação é contínua e baseia-se no desenvolvimento laboratorial de projeto de campanha de comunicação para cliente real.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
- AA.VV. (2021). Design, Second Edition: The Definitive Visual Guide. DK: Londres. - Lupton, E & Cole Phillips, J. (2015). Graphic Design: The New Basics Paperback. Nova Iorque: Princeton Architectural Press. - Samara, T. (2017). Making and Breaking the Grid, Second Edition, Updated and Expanded: A Graphic Design Layout Workshop. London: Rockport Publishers. - Slade-Brooking, C. (2016). Creating a Brand Identity: A Guide for Designers. London: Laurence King Publishing.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não