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Apresentação
Apresentação
É objetivo desta unidade curricular desenvolver no estudante capacidades técnicas de raciocínio em ambientes de Marketing. Por se tratar de um seminário, apresenta uma forte componente prática através da realização de trabalhos, em grupo e individuais, onde se aplica conhecimento teórico adquirido nas disciplinas atrás indicadas como recomendadas e, também, o apreendido através da análise de estudo de casos. Num dos trabalhos desenvolvidos pelos estudantes, recorre-se a um simulador de Marketing, que recria um mercado. Este recurso permite que o estudante realize operações relacionadas com a análise de dados e processos de decisão. Noutra vertente, os estudantes desenvolvem um plano de marketing para a internacionalização de uma marca portuguesa.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 12
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Opcional | Português
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Código
Código
ULHT168-7534
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Sim
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Os trabalhos a serem desenvolvidos têm foco nos seguintes temas abordados como conteúdos programáticos Auditorias de análise interna a organizações Auditorias de análise externa a mercados (nacionais/internacionais); Percepção de dinâmicas e de elementos de atratividade de mercados; Decisão em ambientes de Marketing; Segmentação; Posicionamento; Marketing Mix
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Objetivos
Objetivos
O objetivo da disciplina é dotar os estudantes de uma prática de Marketing através de operações relacionadas com análise de informação, reconhecimento de necessidades, processo de decisão e implementação de ações. Pretende-se que esta prática seja alocada aos conhecimentos teóricos anteriormente adquiridos no curso. Assim, o estudante terá oportunidade de conviver com um um conjunto de processos relacionados com a elaboração de uma estratégia de Marketing e desenvolvimento do pensamento crítico em ambiente de contexto real de mercado.. Por fim, pretende-se que os estudantes que concluam com aproveitamento a disciplina possam estar aptos a efetuar a aplicação prática de ferramentas e instrumentos associados ao Marketing, à Gestão e à Comunicação.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Na disciplina faz-se uso de um simulador de gestão aplicado ao Marketing onde o estudante desenvolve uma estratégia para uma organização, além disso, o aluno tem a possibilidade de colaborar com uma marca nacional num contexto real de mercado, através de várias experiências imersivas.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Aaker, D. A., & McLoughlin, D. (2010). Strategic Market Management: Global Perspectives. John Wiley & Sons. Chernev, A. (2025). Strategic marketing management - the framework, 10th edition. Cerebellum Press. Fahy, J., & Jobber, D. (2022). Foundations of Marketing. 7th edition. London: McGraw Hill Education. Harhut, N. (2022). Using behavioral science in marketing: Drive customer action and loyalty by prompting instinctive responses. Kogan Page. Kingsnorth, S. (2025). Digital marketing strategy: An integrated approach to online marketing. 4th edition. Kogan Page. Kotler, P., & Keller, K. (2024). Marketing Management, Europe Edition 6th ed.. Pearson Education. Moerloose, C., & Lambin, J.J. (2025). Marketing stratégique et opérationnel: La démarche marketing dans une perspective responsable 11th edition. Dunod Palmatier, R. W., & Sridhar, S. (2021). Marketing strategy: Based on first principles and data analytics. 2nd edition. Bloomsbury Academic.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não