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Apresentação
Apresentação
Esta unidade curricular contribui com uma base sólida de conhecimentos específicos sobre o comportamento do consumidor para a formação cabal dos estudantes deste ciclo de estudos. Para isso, foca o domínio da sua abordagem e do seu campo de ação nos seguintes propósitos: - Dominar os fundamentos do comportamento do consumidor para a construção de estratégias de marketing de sucesso; - Proceder a diagnósticos e intervenções adequados, bem como identificar cenários e tendências globais dos comportamentos de consumo; - Compreender o consumidor responsável como ator individual e ator social; - Discutir os desafios do ciberconsumo; - Melhorar a experiência do consumidor, através do conhecimento cabal do seu comportamento.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT168-8300
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Introdução ao comportamento do consumidor: 1.1. Contexto do mercado de consumo; 1.2. Fundamentos do comportamento do consumidor; 1.3. Cenário atual. 2. Características do consumidor: 2.1. Características internas; 2.2. Características externas 3. Decisão de compra: 3.1. Processo da decisão de compra; 3.2. Parâmetros da compra. 4. Consumo digital: 4.1. Fundamentos do contexto online ; 4.2. Características do ciberconsumidor; 4.3. Desafios da transformação digital.
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Objetivos
Objetivos
Assimilar os conceitos fundamentais do comportamento do consumidor, bem como os seus campos de estudo e aplicação. Consolidar e aprofundar conhecimentos de marketing aplicados ao estudo do comportamento do consumidor. Perceber a influência das características do consumidor nos comportamentos de consumo. Caracterizar o processo da decisão de compra e os parâmetros da compra. Conhecer as características e os desafios do consumo digital. Debater o consumo responsável sob as dimensões da sustentabilidade. Aplicar os conhecimentos teórico-práticos de comportamento do consumidor em casos práticos. Promover globalmente a evolução pessoal e o potencial profissional dos estudantes, alicerçados no desenvolvimento das suas aptidões e competências de pensamentos técnico, analítico e crítico.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Em sala de aula, a docente assegura a exposição sintética e crítica dos conteúdos programáticos, fundamentada em modelos teóricos e empíricos, a promoção de debates com os estudantes e a realização dos momentos de avaliação de conhecimentos - inclui o recurso a tecnologias digitais de acesso a materiais pedagógicos online. Em sala de aula, os estudantes participam ativamente nas sessões letivas, através da apreensão dos conhecimentos, da participação nos debates e da realização dos momentos de avaliação de conhecimentos promovidos pela docente - inclui o recurso a tecnologias digitais de acesso a materiais pedagógicos online. Nas horas de trabalho dedicadas, os estudantes investigam e desenvolvem trabalho individual e grupal de preparação para as sessões letivas.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Babin, B. J., Harris, E. G., Murray, K. B., & Moore, S. G. (2023). CB: Consumer behaviour (3rd ed.). Cengage. Gbadamosi, A. (2024). Consumer behaviour and digital transformation. Routledge. Hansen, A. & Nielsen, K. B. (Eds.) (2023). Consumption, sustainability and everyday life. Palgrave Macmillan. Huang, H. (2023). Consumer Psychology: Theories & applications. SAGE. Kotler, P., Kartajaya, H., & Setiawan, I. (2023). Marketing 6.0: The future is immersive. Wiley. Musiolik, T. H., Rodriguez, R. V., & Kannan, H. (Eds.) (2024). Enhancing and predicting digital consumer behavior with AI. IGI Global. Pereira, F. (2019). Ciências do consumo. In J. Jardim & J. E. Franco (Coords.), Dicionário de Educação para o Empreendedorismo (pp. 122-125). Gradiva. Rechner, G. (2023). Why customers should buy. GRACE RECHNER. Shaikh, S. (2023). Decoding consumer behavior: The science behind successful marketing. BFC Publications.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não