filmeu

Disciplina Comportamento do Consumidor

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular contribui com uma base sólida de conhecimentos específicos sobre o comportamento do consumidor para a formação cabal dos estudantes deste ciclo de estudos. Para isso, foca o domínio da sua abordagem e do seu campo de ação nos seguintes propósitos: - Dominar os fundamentos do comportamento do consumidor para a construção de estratégias de marketing de sucesso; - Proceder a diagnósticos e intervenções adequados, bem como identificar cenários e tendências globais dos comportamentos de consumo; - Compreender o consumidor responsável como ator individual e ator social; - Discutir os desafios do ciberconsumo;  - Melhorar a experiência do consumidor, através do conhecimento cabal do seu comportamento.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Introdução ao comportamento do consumidor: 1.1. Contexto do mercado de consumo; 1.2. Fundamentos do comportamento do consumidor; 1.3. Cenário atual. 2. Características do consumidor: 2.1. Características internas; 2.2. Características externas 3. Decisão de compra: 3.1. Processo da decisão de compra; 3.2. Parâmetros da compra. 4. Consumo digital: 4.1. Fundamentos do contexto online ; 4.2. Características do ciberconsumidor; 4.3. Desafios da transformação digital.
  • Objetivos

    Objetivos

    Assimilar os conceitos fundamentais do comportamento do consumidor, bem como os seus campos de estudo e aplicação. Consolidar e aprofundar conhecimentos de marketing aplicados ao estudo do comportamento do consumidor. Perceber a influência das características do consumidor nos comportamentos de consumo. Caracterizar o processo da decisão de compra e os parâmetros da compra. Conhecer as características e os desafios do consumo digital. Debater o consumo responsável sob as dimensões da sustentabilidade. Aplicar os conhecimentos teórico-práticos de comportamento do consumidor em casos práticos. Promover globalmente a evolução pessoal e o potencial profissional dos estudantes, alicerçados no desenvolvimento das suas aptidões e competências de pensamentos técnico, analítico e crítico.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Em sala de aula, a docente assegura a exposição sintética e crítica dos conteúdos programáticos, fundamentada em modelos teóricos e empíricos, a promoção de debates com os estudantes e a realização dos momentos de avaliação de conhecimentos - inclui o recurso a tecnologias digitais de acesso a materiais pedagógicos online. Em sala de aula, os estudantes participam ativamente nas sessões letivas, através da apreensão dos conhecimentos, da participação nos debates e da realização dos momentos de avaliação de conhecimentos promovidos pela docente - inclui o recurso a tecnologias digitais de acesso a materiais pedagógicos online. Nas horas de trabalho dedicadas, os estudantes investigam e desenvolvem trabalho individual e grupal de preparação para as sessões letivas.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Babin, B. J., Harris, E. G., Murray, K. B., & Moore, S. G. (2023). CB:  Consumer behaviour (3rd ed.). Cengage. Gbadamosi, A. (2024). Consumer behaviour and digital transformation. Routledge. Hansen, A. & Nielsen, K. B. (Eds.) (2023). Consumption, sustainability and everyday life. Palgrave Macmillan. Huang, H. (2023). Consumer Psychology: Theories & applications. SAGE. Kotler, P., Kartajaya, H., & Setiawan, I. (2023). Marketing 6.0: The future is immersive. Wiley. Musiolik, T. H., Rodriguez, R. V., & Kannan, H. (Eds.) (2024). Enhancing and predicting digital consumer behavior with AI. IGI Global.  Pereira, F. (2019). Ciências do consumo. In J. Jardim & J. E. Franco (Coords.), Dicionário de Educação para o Empreendedorismo (pp. 122-125). Gradiva. Rechner, G. (2023). Why customers should buy. GRACE RECHNER.  Shaikh, S. (2023). Decoding consumer behavior: The science behind successful marketing. BFC Publications.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios