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Apresentação
Apresentação
Constituindo o lançamento de novos produtos um marco importante nas principais decisões estratégicas de uma organização, esta disciplina tem como objetivo proporcionar um elevado nível de competência estratégica no lançamento de novos produtos, assim como a concretização operacional das etapas inerentes ao seu lançamento. Trata-se de uma unidade curricular teórico-prática, na qual os alunos participam ativamente na elaboração de trabalhos de lançamento de novos produtos.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT168-9233
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1 - Inovação e lançamento de novos produtos 1.1. Tipos de inovação 1.2. Criatividade e inovação 1.3. Formas de organização para lançamento de novos produtos 2 - Processo de criação de novos produtos 2.1. Identificação de oportunidades 2.2. Seleção de ideias 2.3. Criação de conceitos 2.4. Avaliação de conceitos 3 - Gestão do processo de desenvolvimento de novos produtos 3.1. Desenvolvimento de produto 3.2. Teste de produto 3.3. Lançamento 3.4. Teste de mercado e Mercado teste 3.5. Comercialização
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Objetivos
Objetivos
Unidade curricular teórico-prática que promove a participação ativa dos alunos na elaboração de projetos voltados para o lançamento de novos produtos. Os objetivos da disciplina são: Desenvolver um elevado nível de competência estratégica no planejamento e execução de lançamentos de novos produtos. Concretizar operacionalmente as etapas que compõem o processo de lançamento de novos produtos.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A unidade curricular teórico-prática tem como foco principal a participação ativa dos estudantes na concepção e desenvolvimento de projetos voltados ao lançamento de novos produtos. Para alcançar esse objetivo, serão adotados métodos de ensino que combinam aulas expositivas, voltadas à apresentação de conceitos estratégicos e práticos relacionados ao conteúdo da disciplina, com atividades dinâmicas, como seminários, discussões em grupo, análises de estudos de caso e workshops interativos.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Baynast, A. de, Lendrevie, J., Lévy, J., Dionísio, P., & Rodrigues, V. (2018). Mercator: 25 anos (25ª ed.). Lisboa, Portugal: Dom Quixote. Kotler, P., & Keller, K. L. (2012). Administração de marketing (14ª ed.). São Paulo, Brasil: Pearson Prentice Hall. Pires, A. R. (1999). Inovação e desenvolvimento de novos produtos: Técnicas e métodos de apoio à concepção. Lisboa, Portugal: Sílabo.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não