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Apresentação
Apresentação
A UC de Marketing Estratégico visa compreender o processo de desenvolvimento e implementação de uma estratégia de marketing, bem como a forma como esse processo pode ser gerido por uma organização para garantir um desempenho superior no mercado.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULP1652-1945
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1.Planeamento estratégico de marketing - Conceito de estratégia - Estratégias corporativas e estratégias competitivas 2.Análise estratégica - Análise do Macroambiente - Análise do Microambiente - Análise do ambiente interno 3.Formulação estratégica - Análise do mercado - Definição e elaboração de objetivos - Segmentação de mercados e posicionamento 4. Plano de marketing estratégico - Definição e estrutura - Missão e Visão - Estratégias de marketing mix - Plano de manobra, ações e contingência 5. Implementação e controlo da estratégia de marketing 6. Avaliação da estratégia de marketing
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Objetivos
Objetivos
No fim da unidade curricular, estudantes devem ser capazes de: Compreender os conceitos relacionados com a estratégia empresarial; Reconhecer e enquadrar o marketing estratégico na estratégia e política da organização; Definir o negócio de atuação, a visão, a missão, os objetivos e as estratégias organizacionais; Identificar e aplicar as diferentes fases do processo de análise, formulação e implementação estratégica; Descrever e aplicar o processo de marketing estratégico e as suas principais fases; Construir, estruturar e implementar planos de marketing; Enquadrar o quadro conceptual da tomada de decisão em Marketing.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
1. Avaliação Contínua - Projeto de grupo (Apresentação e defesa do Plano de Marketing) 50% - Teste individual (30%) - Participação em aula (20%) Em avaliação contínua, os estudantes deverão comparecer a 70% das aulas. É estabelecida uma nota mínima de 7 nos diversos elementos de avaliação. Os estudantes que terminem com uma nota entre 8 e 9 valores podem ser considerados para exame oral. 2. Avaliação Final Os estudantes que não tenham sucesso na avaliação contínua podem realizar exames nas épocas de avaliação definidas pela instituição.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
FERRELL, O. C., HARTLINE, M. D., & HOCHSTEIN, B. W. (2022). Marketing strategy: Text and cases (Eighth edition). Cengage. KOTLER, P., ARMSTRONG, G., & BALASUBRAMANIAN, S. (2024). Principles of marketing (Nineteenth edition, global edition). Pearson. LINDON, D.; LENDREVIE, J.; LÉVI, J.; DIONÍSIO, P. & RODRIGUES,V. (2015) Mercator da Língua Portuguesa: Teoria e prática do Marketing (16a Edição). Publicações Dom Quixote. MAÇÃES, M. (2019). Marketing Estratégico. Conjuntura Actual Editora MCDONALD, M., & WILSON, H. (2016). Marketing Plans: How to prepare them, how to profit from them. John Wiley & Sons.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não