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Apresentação
Apresentação
Esta UC debruça-se sobre um dos tipos de jornalismo mais prestigiosos - o jornalismo de investigação, e enquadra-o dentro do campo das democracias ocidentais e do jornalismo em geral.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT449-10114
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
O que é investigar? Proximidades e diferenças entre ciências sociais e jornalismo de investigação Para uma possível definição de jornalismo de investigação; diferenças face ao jornalismo noticioso ¿Reportagem¿ ¿ história de um conceito Resenha histórica do jornalismo de investigação De onde se produz o jornalismo de investigação? Produzir conhecimentos situados Jornalismo de investigação e Democracia: a ideia de watchdog e seus críticos Jornalismo de investigação na prática 1: Hipótese(s) Jornalismo de investigação na prática 2: Fontes humanas, documentais, informáticas; desafios, problemas e ética Jornalismo de investigação na prática 3: Pressões sobre jornalistas e redacções Jornalismo de investigação na prática 4: Privacidade e segurança num mundo digital Jornalismo de investigação na prática 5: ferramentas digitais; data journalism Problemáticas contemporâneas: que lugares para o jornalismo de investigação num mundo hipermediado e neo-liberal?
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Objetivos
Objetivos
- Conhecimento teórico e histórico sobre o jornalismo de investigação - Enquadramento da prática de jornalismo de investigação na actividade jornalística contemporânea - Mobilizar diferentes tipos de fontes jornalísticas, e identificar os potenciais e limitações de cada uma delas - Proteger informação sensível e fontes em risco - Utilizar novas ferramentas de produção de conteúdo jornalístico multimédia - Análise crítica de peças de jornalismo (pseudo-)investigativo - Reflexão sobre os papéis sociais do jornalismo nas democracias ocidentais contemporâneas
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Caminos Marcet, J. M. (1997). Periodismo de investigación, teoría y práctica. Madrid: Síntesis. de Burgh, H. (Ed.). (2008). Investigative journalism (2.a ed.). Abingdon, Oxon.¿; New York: Routledge. Forbes, D. (2005). A watchdog¿s guide to investigative reporting: a simple introduction to principles and practice in investigative reporting. Johannesburg: Konrad Adenauer Stiftung. Godinho, J. (2009). As origens da reportagem-impressa. Lisboa: Livros Horizonte. Harcup, T. (2009). Journalism: principles and practice (2nd ed). Thousand Oaks, Calif: Sage Publications. Hunter, M. L. (Ed.). (2013). A investigação a partir de histórias: Um manual para jornalistas investigativos. Paris: UNESCO. Lanosga, G. (2014). New Views of Investigative Reporting in the Twentieth Century. American Journalism, 31(4), 490¿506. Schiffrin, A. (Ed.). (2014). Global muckraking: 100 years of investigative journalism from around the world. New York: The New Press.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não