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Apresentação
Apresentação
Formação teórica de base para os estudos em comunicação
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT449-1421
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Determinação genealógica do conceito de «meio»: sentido e objecto de uma ‘teoria dos media’. Os dispositivos técnicos e a sua discursividade: da antiguidade ao presente. Media, discurso, realidade: media e poder; media e suspeição; media e simulações; remediação. Crítica marxista dos media: Walter Benjamin: media e arte; T.W. Adorno e a Indústria da Cultura; Günther Anders: mundo em imagens; Hans Magnus Enzensberger: media e mobilização. A escola canadiana dos media: Harold A. Innis: tempo e espaço; Eric A. Havelock: a herança grega; Marshall McLuhan: as extensões do corpo. Teoria dos meios na actualidade: Vilém Flusser: a escrita; Niklas Luhmann: forma e meio; Jean Baudrillard: a agonia do real; Paul Virilio: excesso e velocidade; Boris Groys: o submediático; Friedrich A. Kittler: o pós-humano; Peter Sloterdijk: «actio in distans».
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Objetivos
Objetivos
a) distinguir meio (media) e tecnologia; b) descrever experiência enquanto mediada tecnicamente; c) aplicar os conhecimentos de forma argumentativa e crítica à situação actual; d) identificar os principais paradigmas no pensamento da mediação; e) produzir um juízo crítico sobre os media em contexto criativo; f) reconhecer as figurações dos media sobre a cultura; g) conhecer a genealogia dos meios e como uma teoria dos media é possível; h) reconhecer a ‘realidade dos media’; i) identificar as diferenças e antíteses entre as diferentes posições teóricas; j) posicionar-se criticamente sobre a história dos media; k) conhecer as relações entre media e sociedade; l) determinar o impacto dos media nas artes e na estética; m) saber identificar as estratégias políticas possibilitadas pelos media; n) identificar linhas de investigação nos estudos dos media. o) saber capaz de construir um discurso argumentativo sistemático sobre as relações entre cultura, arte, media e realidade.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Aula expositiva; hermenêutica e heurística textual; discussão pública dos argumentos; material visual de apoio.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Eric A. Havelock, A musa aprende a escrever. Reflexões sobre a oralidade e a literacia da antiguidade até ao presente. Lisboa, Gradiva, 1996. Friedrich A. Kittler, Gramophone, Film, Typewriter. Stanford: Stanford University Press, 1999. Günther Anders, La obsolescencia del hombre. Sobre el alma en la época de la segunda revolución industrial (Vol I). Valencia: Pre-Textos, 2011. Hans Magnus Enzensberger, «Constituents of a Theory of Media». In Timothy Druckrey (ed.), Electronic Culture. New York: Aperture, 1996. Harold A. Innis, The Bias of Communication. Toronto: Toronto University Press, 2006. Jean Baudrillard, O crime perfeito. Lisboa: Relógio d’Água. 1996. McLuhan, Marshall, Understanding Media. London/New York: Routledge, 2001. Paul Virilio, Esthétique de la disparition. Paris: Galilée, 1989.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não