-
Apresentação
Apresentação
A UC tem como principal objetivo dotar o discente de uma literacia visual através do conhecimento, compreensão e expressão tecnológica no campo do design gráfico. A estrutura curricular introduz elementos de linguagem e imagem, aspetos técnicos de produção e metodologias de trabalho na criação de informação visual e de animações digitais (motiongraphics), tendo como objetivo a transmissão de uma mensagem através de imagem e de uma sequência animada. Paralelamente é pretendida a transmissão de conhecimentos ligados ao design gráfico, animação e técnicas de composição vídeo. Fatores transversalmente ligados no mundo da comunicação visual, mais concretamente na divulgação de uma ideia ou mensagem através de infografia e produção de uma infografia animada.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT449-17134
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Noções básicas de design, com incidência em Tipografia: famílias, estrutura, desenho, legibilidade; Composição: grelhas de apoio, hierarquia de informação; Sistemas de cor; Tipos e formatos de imagem; Metodologia de projeto. Simplificação e clareza da mensagem, síntese formal, representação visual de informação com recurso ao software de desenho vetorial Adobe Illustrator: documento, formas base, aplicação de cor, técnicas de seleção, duplicação e reposição, controlo de distâncias e espaços, ferramentas de transformação, curvas de bézier, organização do trabalho em camadas, importação e manipulação de imagens, funções base de texto, texto dinâmico. Criação de um guião e construção de um storyboard com vista ao desenvolvimento de composição animada com forte componente de elaboração digital com recurso ao software de animação Adobe After Effects: princípios da animação, planificação de projeto a partir de ficheiros vetoriais, curvas de animação, efeitos, sonorização de projeto.
-
Objetivos
Objetivos
A UC pretende fornecer aos alunos os princípios técnicos e conceptuais essenciais a um projeto de comunicação visual, nomeadamente à adaptação de uma notícia a uma informação visual e ao formato de animação digital. As principais vertentes de estudo incidem em elementos tipográficos, formas vetoriais, relações entre símbolos e significados, tempo e movimento, princípios de composição, de animação e efeitos visuais aplicados ao contexto motion graphics, com vista à transmissão de uma mensagem através de uma comunicação visual. Estes princípios visam servir dois objetivos principais: apresentação de um projeto coerente e equilibrado assim como a compreensão dos processos desenvolvidos na área da comunicação visual que permita um diálogo correto com os profissionais da área.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Aprendizagem baseada em exercícios práticos realizados em aula. Solidificação da aprendizagem através da elaboração de projetos práticos, de forma a incentivar os alunos a trabalhar em projetos possíveis de encontrar no mundo real. Análise crítica de projetos já existentes para a consolidação e aplicação dos princípios do design gráfico e motion graphics. Formação de grupos de trabalho, de forma a fomentar a colaboração e partilha de conhecimentos, a inter-ajuda, o desenvolvimento de habilidades sociais e a consolidação da aprendizagem. Promoção da criatividade através do acompanhamento e orientação do projeto nas suas diferentes fases. Possível interdisciplinaridade, com a Unidade Curricular Redação Jornalística.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Kanno, M. (2013). Infografe. Como e porque usar infográficos para criar visualizações e comunicar de forma imediata e eficiente. (Ed. Eletrónica). São Paulo: Infolide.com. Landa, R. (2011). Graphic Design Solutions (4th ed.). Boston: Wadsworth Cengage Learning. Taylor, A. (2011). Design Essentials for the Motion Media Artist: A Practical Guide to Principles & Techniques. (1st ed .) Oxford: Focal Press.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não