filmeu

Disciplina Técnicas de Narrativa

  • Apresentação

    Apresentação

    Em Técnicas de Narrativa exploram-se as técnicas de construção do texto de ficção e a natureza da escrita criativa. Desenvolvem-se a teorização e a prática de forma continuada de um género literário específico, o conto contemporâneo realista. O centramento neste género em concreto visa o trabalho sobre a clareza, brevidade, ou seja, concisão da escrita, essenciais a estudantes de Comunicação e Jornalismo, atuando como um reforço criativo das disciplinas específicas de redação jornalística. Analisa-se também o conceito de plágio, contextualizando a gravidade deste crime e as suas consequências no contexto jornalístico.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. O conto enquanto género literário: as fronteiras entre conto, novela e romance 1.1. O conto contemporâneo português: enquadramento e evolução histórica 1.2. O conto contemporâneo realista: a obrigação de ser verosímil 1.3. A importância da situação/conflito inicial 2. As macroestruturas do texto de ficção 2.1. O conceito de quadrado dramático 2.2. Argumento 2.2.1. Estrutura 2.2.2. Intriga 2.3. Personagens 2.4. Pontos de Vista Narrativos 2.4.1. Focagem 2.4.2. Narração 2.5. Temporalidade 2.6. A Mensagem 3. Técnicas específicas de escrita 3.1. Descrição estática 3.2. Descrição pela Ação 3.3. Descrição da Ação 3.4. Retrato de uma Personagem 4. O conceito de plágio 4.1. Noção literária e legal 4.2. Casos no contexto jornalístico
  • Objetivos

    Objetivos

    Fornecer instrumentos de construção da narrativa de ficção, com enfoque particular no género literário conto, na variante contemporâneo realista. Através desta abordagem, melhorar a capacidade de concisão escrita, essencial à linguagem jornalística. Alertar para a questão do plágio literário e académico. No final do semestre, os alunos serão capazes de escrever um conto contemporâneo realista, dominando um estilo de redação factual e despido de artifícios. Terão ainda os instrumentos necessários para evitar cair indevidamente em situações de plágio.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Adam, J.-M., & Revaz, F. (1997). A Análise da Narrativa . Lisboa: Gradiva. Código do Direito do Autor e dos Direitos Conexos. Mancelos, J. (2021). Manual de Escrita Criativa (4ª Edição). Edições Colibri. Melo, João de (Org.) (2003). Antologia do Conto Português , 2ª Edição, Lisboa, D. Quixote. Norton, C. (2001). Os Mecanismos da Escrita Criativa . Lisboa: Temas e Debates. Salema, Álvaro (Org.) (1984). Antologia do Conto Português Contemporâneo , Lisboa, Instituto de Cultura e Língua Portuguesa. Sena-Lino, P. (2023). Criative-se – Curso Completo de Escrita Criativa. Ideias de Ler. Timbal-Duclaux, L. (1997). Eu Escrevo Contos e Novelas . Lisboa: Pergaminho.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios