-
Apresentação
Apresentação
Jornalismo e Comunidades Online é uma disciplina teórico-prática que visa capacitar os estudantes a exercer o jornalismo no contexto das comunidades online. O enfoque está tanto na prática jornalística quanto na reflexão teórica e ética, abordando uma nova realidade que desafia a profissão a redefinir-se. Ao longo do semestre, os estudantes são expostos a boas práticas e aos desafios mais urgentes que o jornalismo enfrenta como atividade social e profissional, especialmente diante do impacto das redes sociais e das restantes comunidades online.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 7
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT449-17137
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Comunidades online Identidade, género e conteúdo Tipos de participação, motivações e valores Exemplos comunidades bem sucedidas e como interagem Jornalismo para as comunidades online Jornalismo vs produção de conteúdos Jornalismo para redes sociais Conteúdo viral e novas narrativas Gestão de redes sociais Monitorização do impacto O contributo das comunidade online para o jornalismo Crowdsourcing: envolver a comunidade no jornalismo Metajornalismo, comentários e escrutínio
-
Objetivos
Objetivos
Ao concluírem esta unidade curricular, os estudantes estarão preparados para refletir criticamente sobre as questões teóricas e éticas que as comunidades online impõem ao jornalismo. Além disso, serão capacitados para produzir e gerir conteúdos jornalísticos direcionados a essas novas comunidades, que se interligam com as redes sociais. A formação recebida permite que os estudantes abordem tanto a dimensão informativa quanto os aspetos comerciais do jornalismo, sem perder de vista o seu papel social. Assim, eles tornam-se aptos a enfrentar os desafios contemporâneos da profissão, equilibrando a demanda por inovação com a responsabilidade ética.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Nesta unidade curricular, os alunos são introduzidos ao tema das comunidades online, desenvolvendo pensamento crítico sobre os desafios que elas apresentam ao jornalismo. Além disso, terão contacto prático com ferramentas relevantes. As aulas combinam teoria e prática, começando com uma base teórica nas primeiras semanas, ilustrada com exemplos, e avançando para atividades mais práticas à medida que o semestre progride. Os alunos são incentivados a discutir questões importantes em sala e a dominar conceitos e termos essenciais. A integração do Project-Based Learning é um dos principais diferenciais desta disciplina. Ao trabalhar em projetos reais durante o semestre, os estudantes aplicam os conceitos em contextos práticos, o que facilita uma compreensão mais profunda e contextualizada dos conteúdos. Esse método estimula o pensamento crítico, a resolução de problemas e a colaboração, habilidades cruciais no mercado de trabalho atual.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Alejandro, J. (2010). Journalism in the age of social media. Reuters Institute Fellowship Paper , 5 (1-47), 1. Bacon, J. (2012). The art of community: Building the new age of participation. " O'Reilly Media, Inc.". Vázquez-Herrero, J., Silva-Rodríguez, A., Negreira-Rey, M. C., Toural-Bran, C., & López-García, X. (Eds.). (2022). Total journalism: models, techniques and challenges (Vol. 97). Springer Nature. Canavilhas, J., & Satuf, I. (Eds.). (2015). Jornalismo para dispositivos móveis. Covilhã: UBI - Labcom. Cardoso, G., & Lamy, C. (2011). Redes sociais: comunicação e mudança. JANUS.NET - e-journal of International Relations, 2(1), 70¿92. Deuze, M. (2004). What is multimedia journalism? Journalism Studies, 5(2), 139-152. Mosco, V. (2005). The digital sublime: Myth, power, and cyberspace. Mit Press. Vázquez-Herrero, J., Direito-Rebollal, S., & López-García, X. (2019). Ephemeral journalism: News distribution through Instagram stories. Social media+ society, 5(4), 2056305119888657
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não