filmeu

Disciplina Redação Jornalística

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta Unidade Curricular pretende funcionar como uma introdução teórico-prática ao exercício do jornalismo, proporcionando um panorama geral dos contextos (sociais e organizacionais) da profissão e dos requisitos (técnicos e humanos) exigidos aos profissionais. Noções básicas sobre a especificidade da escrita jornalística e das suas técnicas, acompanhadas pela elaboração de trabalhos práticos ao longo do semestre. Os estudantes serão ainda motivados para executar leitura crítica de meios de comunicação/ plataformas informativas, comparando os critérios de noticiabilidade e a diversidade ou convergência de ângulos de abordagem dos acontecimentos, estruturas narrativas, fontes de informação e respetiva atribuição, títulos, ilustração (fotografias, infografias), entre outros aspetos.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Módulo 1 - Introdução ao exercício da profissão 1. Ser jornalista: a concepção de jornalismo e de jornalista. 2. A identidade profissional do jornalista, agente produtor de informação. 3. O repórter, testemunha profissional.  4. Os constrangimentos profissionais 5. Etapas da atividade jornalística. 5.1. O trabalho com as fontes pessoais: agenda de contactos; entrevista; media events e conferência de imprensa. 5.2. As fontes documentais: revista de imprensa; press release; despacho de agência; blogs, wikis e outros recursos on-line; bancos de dados, arquivos e bibliotecas. 5.3 Hierarquizar informação. Módulo 2 -Valores e Escrita jornalística 1.    Valores e critérios de noticiabilidade 2.    Prática de escrita jornalística – clareza, simplicidade, precisão. 3.     Linguagem jornalística 4.    Técnicas de construção de textos jornalísticos - a breve e a notícia 5.     Relação com os leitores: Títulos; superleads; legendas; destaques; antetítulos; intertítulos.
  • Objetivos

    Objetivos

    No final do módulo os estudantes deverão conhecer a natureza do jornalismo enquanto fenómeno social, a especificidade da profissão jornalística, as rotinas produtivas, a organização e o funcionamento da sala de redação, a diversidade dos media e consequentes diferenças nas formas de ser jornalista e no contexto condicionado em que a prática da profissão se desenvolve. Paralelamente, no decorrer das aulas práticas, os alunos serão introduzidos na escrita jornalística, aplicando as regras e os critérios jornalísticos na redacção de notícias. Os alunos sera¿o ainda motivados para executar leitura cri¿tica de meios de comunicac¿a¿o/ plataformas informativas, comparando os crite¿rios de noticiabilidade e a diversidade ou converge¿ncia de a¿ngulos de abordagem dos acontecimentos, estruturas narrativas, fontes de informac¿a¿o e respetiva atribuic¿a¿o, ti¿tulos, ilustrac¿a¿o (fotografias, infografias), entre outros aspetos.   
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Trabalho de redação prática, de simulação de um contexto laboral real. Funcionamento em grupos de trabalho e com entrega de resultados no decorrer dos espaços letivos. Articulação com Unidade Curricular de Pensamento Computacional, promovendo assim a aplicação, em contexto real, de uma integração de conteúdos gráficos no âmbito da redação da notícia, permitindo assim o trabalho sobre a notícia a partir de uma visão global.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    AAVV (2016), Digital Media Portugal ¿ ERC 2015 , Lisboa Correia, Fernando (1998), Os Jornalistas e as Noti¿cias , Lisboa, Caminho Digital News Report 2022 | Reuters Institute for the Study of Journalism . (2022, junho 17). https://reutersinstitute.politics.ox.ac.uk/digital-news-report/2022 Garcez, B., & Silveirinha, M. J. (2020). Objetividade jornalística e perspectiva feminista: Por uma articulação. Mediapolis – Revista de Comunicação, Jornalismo e Espaço Público, 10, Artigo 10. https://doi.org/10.14195/2183-6019_10_8 Mast, J., & Temmerman, M. (2021). What’s (The) News? Reassessing “News Values” as a Concept and Methodology in the Digital Age. Journalism Studies, 22(6), 689–701. https://doi.org/10.1080/1461670X.2021.1917445 Mesquita, M., & Gomes Pedro Marques. (2022). Introdução à análise dos títulos da imprensa. Edições Universitárias Lusófonas. Ricardo, Daniel (2003), Ainda Bem que me Pergunta. Manual de Escrita Jornali¿stica , Lisboa, Editorial Noti¿cias
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios