-
Apresentação
Apresentação
Compreender as relações entre jornalismo e política na sua acepção multifacetada. Conhecer as principais instituições políticas do país, bem como a caracterização dos sistemas políticos, das fomas de governo e dos sistemas eleitorais. Dominar as especificidades do trabalho jornalístico na área política e saber agir enquanto profissional. Adquirir aptidões e competências para relacionar estes dois universos de poder. Compreender as transformações no campo dos media no que diz respeito à relação política e jornalismo e o papel daquele na co-criação de eventos socio-politicamentre significativos.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT449-2604
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Acompanhamento e análise da atualidade política do último trimestre de 2024, especialmente as eleições norte-americanas com a campanha em curso na fase final. Sistemas político. Democracia e media. Avaliações da qualidade da democracia. Noções importantes de política e jornalismo político, breve história da ideia política, recente transformações e interações do campo da política e dos media. A Esfera Pública e o seu entendimento como parte do processo moderno de fazer política e o surgimento dos estados modernos. Críticas e revisões ao modelo de esfera pública e de política e às mudanças com o surgimento das novas tecnologias. Pontos de contato e caracterização do campo da política e dos media. Argumentação política e desvio mediático. Jornalismo como quarto poder? Olhar empírico para as novas dinamicas. Ideologia, jornalismo político e análise mediática.
-
Objetivos
Objetivos
Com a aprovação na cadeira de Jornalismo Político, o aluno terá compreendido as relações entre os media e a política e o papel do jornalista e comunicador nas actuais sociedades, sabendo como agir. O estudante terá aptidões que o qualificam para trabalhar na área da política de um órgão de comunicação social ou em comunicação política. Saberá refletir autonomamente sobre os fenómenos políticos e mediáticos e mobilizar técnicas de construção de conhecimento e análise do jornalismo político e as suas diferentes funções sociais.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
O processo de ensino-aprendizagem é centrado no estudante que analisa a realidade político-mediática desenvolvendo o pensamento crítico, a cooperação e debate e outras qualidades fundamentais para profissionais de comunicação e cidadãos ativos e informados.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Correia, J. C. (2011). The Meanings of Public Sphere: is there any democratic role for Internet? In J. C. Correia (Ed.), Public Sphere Reconsidered. Theories and Practices (pp. 37?50). Covilhã: UBI Labcom. Esteves, J. P. (2003). Estrutura de poder dos media: que «Quarto Poder»? In Espac¿o pu¿blico e democracia: comunicac¿a¿o, processos de sentido e identidades sociais (pp. 56?70). Lisboa: Edic¿o¿es Colibri. Levitsky, S., & Ziblatt, D. (2019). How democracies die . Penguin Books. Pina, Sara (2023) "Campanhas Eleitorais Online: Poder ou Equívoco?" . Comunicação Pública 18 35 : https://journals.ipl.pt/cpublica/article/view/784 (...) More indicated in the subject moodle
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não