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Disciplina Media, Plataformas Digitais e Participação

  • Apresentação

    Apresentação

    Os media e as plataformas digitais resultam de duas trajetórias historicamente separadas: a da computação e a das tecnologias dos media. No final do século XX, o aparecimento da WWW trouxe um crescimento exponencial de plataformas de conhecimento, de comércio e dos media sociais. Contudo, apesar das novas oportunidades de acesso à informação, estas plataformas e as suas interfaces são obscuras para a maioria dos cidadãos com impactos significativos na sua vida pessoal, profissional e pública.  Os sistemas de informação, o computador, as redes de comunicação e os telemóveis, reúnem as convenções de todos os outros media: textos, imagens (estáticas e em movimento), áudio, visualização de espaços e informação e arquivo. Os media digitais dispõem ainda de um conjunto de características que os tornam distintos de outros media pelo facto de estarem escritos em linguagem binária. Mais recentemente conteúdos podem ser criados autonomamente.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    A arquitetura das plataformas e a sua estratégia de expansão: dataficação, ou seja, captura sistemática de dados dos utilizadores; mercantilização, ou seja, transformar a atividade online e offline em mercadoria; seleção de dados e atividades dos utilizadores. O utilizador/cidadão como produto. As plataformas como ecossistemas. A governação das plataformas digitais e a compatibilidade entre os seus interesses privados e, a manutenção dos valores públicos: a privacidade, a precisão, a segurança e a proteção. Os efeitos sociais das plataformas, como a justiça, a acessibilidade, o controle democrático e a responsabilização. O papel das interfaces como mediadoras da experiência do cidadão. Interação e participação . O potencial dos jogos e do património cultural na criação de uma cultura europeia. A responsabilização individual e participação cívica através do desenvolvimento de experiências mediáticas lúdicas baseadas em ferramentas de storytelling interativo.  
  • Objetivos

    Objetivos

    Conhecer e analisar criticamente o papel das plataformas digitais na sociedade contemporânea. Compreender a linguagem dos media digitais, a sua natureza binária e a sua transcodificação cultural, através das interfaces. Compreender como o Remix, a manipulação e a desinformação são facilitados pela natureza numérica do digital. Compreender o impacto das interfaces e plataformas digitais na recolha e mercantilização dos dados dos utilizadores/humanos e na distribuição de conteúdo que não é alvo de regulação. Conhecer modelos de governação das plataformas digitais e a compatibilidade entre os seus interesses privados e a manutenção dos valores públicos (Europeus). Conhecer em que medida as plataformas digitais podem potenciar a participação online e offline. Aprender a construir artefactos lúdicos interativos,  que permitam uma desconstrução dos media digitais e plataformas pelos estudantes e, não menos importante, envolvam a audiência/player.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Um paradigma de aprendizagem baseado no construtivismo e no construcionismo, ou seja, uma abordagem educativa que enfatiza a aprendizagem ativa, prática e significativa, onde os alunos constroem a sua própria compreensão e conhecimento através de experiências. Os alunos criam artefactos como forma de expressar a sua compreensão e conhecimento.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Baudrillard, J. (1981). Simulacres et Simulation. Éditions Galilée. ISBN 2-7186-0210-4 Carpentier, N. (2015). Differentiating between access, interaction and participation. Conjunctions:354 Transdisciplinary Journal of Cultural Participation, 2(2), 7–28. http://dx.doi. org/https://doi.355 Livingstone, S., Wijnen, W. C., Papaioannou, T., Costa, C., & Grandio, M.  (2013). Situating media literacy in the changing media ecology: critical insights from European research on audiences. In N.  Carpentier, K. Schroeder, & L. Hallett, Audience Transformations: Shifting Audience Positions in Late Modernity. Routledge. https://doi.org/10.4324/9780203523162. Manovich, L. (2001). The language of new media. MIT Press. Van Dijck, J., Poell, T., & de Waal, M. (2018). The platform society: Public values in a connective world. Oxford University Press. https://doi.org/10.1093/oso/9780190889760.001.0001. Vicente, P. (2023). Os algoritmos e nós. Fundação Francisco Manuel dos Santos.  
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