filmeu

Disciplina Jornalismo de Ciência

  • Apresentação

    Apresentação

    A Unidade Curricular de Jornalismo de Ciência pretende preparar os estudantes para a cobertura jornalística da ciência e tecnologia. A ciência, entendida como uma fonte de saber e de compreensão do mundo com fortes implicações no desenvolvimento económico e no bem-estar das sociedades, constitui um elemento importante na promoção da qualidade das decisões na vida pública e individual. A disciplina de jornalismo de ciência procura fornecer ferramentas teóricas e práticas para os futuros jornalistas ou técnicos da comunicação lidarem com a ciência e a tecnologia nos vários contextos em que operam, nomeadamente na produção de textos jornalísticos simultaneamente apelativos, informativos e esclarecedores.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. CONCEITOS E DEFINIÇÕES - Disseminação e divulgação da ciência O papel do jornalismo de ciência (JC). - O processo científico (o método científico, a estrutura de um artigo científico, a revisão pelos pares, estratégias de interrogação da literatura científica); 2. INTERACÇÃO JORNALISMO-CIÊNCIA - Ética científica/jornalística - Interação jornalistas-cientistas - A incerteza e a controvérsia científica 3. JORNALISMO DE CIÊNCIA - Critérios de noticiabilidade - Facto jornalístico/científico - As fontes do JC: gabinetes de imprensa; cientistas e fontes digitais Linguagem científica/jornalística - O papel do jornalista/cientista - Representação da ciência nos media 4. CONSTRUÇÃO DA NOTÍCIA - Do acontecimento à notícia: Recolha e tratamento da informação - Contextualização da informação científica
  • Objetivos

    Objetivos

    Conhecimento dos sistemas de regras, valores e práticas da ciência e do jornalismo e dos modos de articulação dos dois campos na sociedade atual. Conhecimento das fontes e dos métodos de investigação no tratamento jornalístico dos assuntos de ciência. Definição dos critérios de recolha e tratamento da informação científica com vista a transformar-se em notícia. Compreensão dos conceitos fundamentais e das linguagens de cada ciência. Conhecimento sobre práticas e dinâmicas de investigação aplicadas em projectos de natureza académica.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Uma das metodologias aplicadas no contexto de sala de aula, é a Aprendizagem Baseada no Desenvolvimento de Projetos em que os estudantes recorrem a uma aprendizagem ativa, a partir de um projecto que desenvolvem com a orientação do professor. Os estudantes irão articular com a docente a produção de um evento académico, assim como desenvolver todo o processo de comunicação e cobertura jornalística do evento organizado, de modo a desenvolverem competências de organização e produção de eventos que aproximam o espaço académico do público em geral. 
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Comfort, S. E., Gruszczynski, M., & Browning, N. (2024). Building the Science News Agenda: The Permeability of Science Journalism to Public Relations. Journalism & Mass Communication Quarterly, 101(3), 637–656. https://doi.org/10.1177/10776990211047949 Dunwoody, S. (2020). Science Journalism and Pandemic Uncertainty. Media and Communication, 8(2), 471–474. https://doi.org/10.17645/mac.v8i2.3224 Sampaio-Dias, S., Silveirinha, M. J., Garcez, B., Subtil, F., Miranda, J., & Cerqueira, C. (2023). “Journalists are Prepared for Critical Situations … but We are Not Prepared for This”: Empirical and Structural Dimensions of Gendered Online Harassment. Journalism Practice, 1–18. https://doi.org/10.1080/17512786.2023.2250755 Garcia, Ricardo, Maria Joa¿o Valente Rosa e Luisa Barbosa (2016), Que nu¿mero e¿ este? Um guia sobre estati¿sticas para jornalistas, Fundac¿a¿o Francisco Manuel dos Santos.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios