-
Apresentação
Apresentação
A Unidade Curricular de Jornalismo de Ciência pretende preparar os estudantes para a cobertura jornalística da ciência e tecnologia. A ciência, entendida como uma fonte de saber e de compreensão do mundo com fortes implicações no desenvolvimento económico e no bem-estar das sociedades, constitui um elemento importante na promoção da qualidade das decisões na vida pública e individual. A disciplina de jornalismo de ciência procura fornecer ferramentas teóricas e práticas para os futuros jornalistas ou técnicos da comunicação lidarem com a ciência e a tecnologia nos vários contextos em que operam, nomeadamente na produção de textos jornalísticos simultaneamente apelativos, informativos e esclarecedores.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT449-5855
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. CONCEITOS E DEFINIÇÕES - Disseminação e divulgação da ciência O papel do jornalismo de ciência (JC). - O processo científico (o método científico, a estrutura de um artigo científico, a revisão pelos pares, estratégias de interrogação da literatura científica); 2. INTERACÇÃO JORNALISMO-CIÊNCIA - Ética científica/jornalística - Interação jornalistas-cientistas - A incerteza e a controvérsia científica 3. JORNALISMO DE CIÊNCIA - Critérios de noticiabilidade - Facto jornalístico/científico - As fontes do JC: gabinetes de imprensa; cientistas e fontes digitais Linguagem científica/jornalística - O papel do jornalista/cientista - Representação da ciência nos media 4. CONSTRUÇÃO DA NOTÍCIA - Do acontecimento à notícia: Recolha e tratamento da informação - Contextualização da informação científica
-
Objetivos
Objetivos
Conhecimento dos sistemas de regras, valores e práticas da ciência e do jornalismo e dos modos de articulação dos dois campos na sociedade atual. Conhecimento das fontes e dos métodos de investigação no tratamento jornalístico dos assuntos de ciência. Definição dos critérios de recolha e tratamento da informação científica com vista a transformar-se em notícia. Compreensão dos conceitos fundamentais e das linguagens de cada ciência. Conhecimento sobre práticas e dinâmicas de investigação aplicadas em projectos de natureza académica.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Uma das metodologias aplicadas no contexto de sala de aula, é a Aprendizagem Baseada no Desenvolvimento de Projetos em que os estudantes recorrem a uma aprendizagem ativa, a partir de um projecto que desenvolvem com a orientação do professor. Os estudantes irão articular com a docente a produção de um evento académico, assim como desenvolver todo o processo de comunicação e cobertura jornalística do evento organizado, de modo a desenvolverem competências de organização e produção de eventos que aproximam o espaço académico do público em geral.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Comfort, S. E., Gruszczynski, M., & Browning, N. (2024). Building the Science News Agenda: The Permeability of Science Journalism to Public Relations. Journalism & Mass Communication Quarterly, 101(3), 637–656. https://doi.org/10.1177/10776990211047949 Dunwoody, S. (2020). Science Journalism and Pandemic Uncertainty. Media and Communication, 8(2), 471–474. https://doi.org/10.17645/mac.v8i2.3224 Sampaio-Dias, S., Silveirinha, M. J., Garcez, B., Subtil, F., Miranda, J., & Cerqueira, C. (2023). “Journalists are Prepared for Critical Situations … but We are Not Prepared for This”: Empirical and Structural Dimensions of Gendered Online Harassment. Journalism Practice, 1–18. https://doi.org/10.1080/17512786.2023.2250755 Garcia, Ricardo, Maria Joa¿o Valente Rosa e Luisa Barbosa (2016), Que nu¿mero e¿ este? Um guia sobre estati¿sticas para jornalistas, Fundac¿a¿o Francisco Manuel dos Santos.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não