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Apresentação
Apresentação
A actual sobreexposição às imagens nem sempre nos autoriza um olhar atento sobre a sua dimensão cultural e mediaticamente construída, dando muitas vezes lugar a uma percepção que naturaliza as imagens e as suas estratégias comunicacionais. Esta unidade curricular debruça-se sobre os diversos «enquadramentos» a que as imagens são sujeitas, considerando a sua importância para a recepção visual , designadamente para os actos de interpretação.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT449-7038
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Imagem e representação 1.1. A imagem enquanto signo; 1.2. A constituição do signo em F. Saussure e em C.S. Peirce; 1.3. O ícone, o índice e o símbolo; 2. A interpretação visual 2.1. Denotação versus conotação; 2.2. Os códigos visuais e as «revoluções do olhar»: marcos na história das artes plásticas; 2.3. Elementos formais e saberes técnicos; iconografia e iconologia, segundo E. Panofsky; 2.4. A retórica das imagens. 3. Imagem e Cultura 3.1 A imagem e a visão na cultura ocidental; 3.2. Imagem, técnica e novos desafios; 3.3. A crença no fotográfico: «fotografia e verdade» versus a imagem de síntese criada pela «inteligência artificial».
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Objetivos
Objetivos
Compreensão dos principais programas em torno dos quais gravita a visualidade moderna. Aquisição de competências para apreensão da medialidade em que se inscreve o actual funcionamento das imagens. Conhecimento dos mecanismos de interpretação visual e da programação retórica das imagens, designadamente da pintura, do fotojornalismo e da publicidade
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Além do amplo uso das valências da plataforma moodle, conduzem-se exercícios práticos colectivos para reforço da aprendizagem. Faz-se um uso crítico e formativo de ferramentas de machine learning generativo, como o ChatGPT e introduzem-se saberes para domínio de plataformas de inteligência artificial generativa no domínio das imagens.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
BARTHES, Roland (1984), «Retórica da imagem» em O óbvio e o obtuso. Lisboa: Edições 70 FISKE, John (1993). Introdução ao Estudo da Comunicação. Porto: Edições ASA GERVEREAU, Laurent (2007). Ver, compreender, analisar as imagens. Lisboa: Edições 70 JOLY, Martine (1999). Introdução à análise de imagem. Lisboa: Edições 70 JOLY, Martine (2003). A imagem e a sua interpretação. Lisboa: Edições 70 JOLY, Martine (2005). A imagem e os signos. Lisboa: Edições 70 PANOFSKY, Erwin (1989). O Significado nas Artes Visuais. Lisboa: Editorial Presença.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não