-
Apresentação
Apresentação
Esta Unidade Curricular visa: Desenvolver o vocabulário e a fluência na língua inglesa, em dois tipos de situações específicas da vida profissional - reuniões e negociações. Proporcionar ferramentas comunicacionais para se exprimir eficaz, cortes e profissionalmente em língua inglesa, numa situação de troca de opiniões e discussão de ideias e propostas, exprimindo concordâncias e divergências de pontos de vista. Desenvolver competências de leitura de textos em inglês (de jornais, revistas, websites informativos e blogues) sobre tópicos da actualidade. Capacitar o estudante para trocar pontos de vista e opiniões sobre um tópico da sua área de formação em inglês.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT449-7439
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1 - Reuniões - tipos, formalismo e linguagem apropriada (definição da agenda, convocatória, o papel do/a chair, apresentações, estratégias para apresentar e refutar opiniões, interromper e pedir desculpa, pedir esclarecimentos, fazer sugestões, resolver conflitos, alcançar consensos e fazer planos; elaboração da ata). 2 - Negotiations - situações, negociadores, preparar a negociação, cinco fases de uma negociação, fazer e obter concessões, lidar com problemas, fechar a negociação. Linguagem apropriada. 3 - O mundo contemporâneo na imprensa escrita em língua inglesa (RU e EUA) - tópicos actuais para discussão.
-
Objetivos
Objetivos
As principais competências a adquirir são: Capacidade de comunicar fluente, clara e adequadamente em inglês; Capacidade de fazer intervenções críticas, de forma clara e bem estruturada, utilizando vocabulário e estratégias linguísticas adequadas à discussão de pontos de vista e de propostas. Capacidade de compreender e interpretar artigos em língua inglesa em vários meios. Capacidade de aplicar os conhecimentos adquiridos na discussão de ideias e propostas, oralmente e por escrito.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Exposição interativa - momentos curtos de exposição associados a recursos audiovisuais e demonstrações (reais ou simulações e gravações), atividades individuais e em pequenos grupos, debates. Esta metoodologia irá estimular os estudantes a pensar, debater ideias, colaborar uns com os outros e desenvolver uma aprendizagem profunda. Utilização quase constante de atividades comunicativas em detrimento de exposição pela docente, pesquisa e partilha de informação sobre os tópicos individualmente e em grupo, recurso a abordagem interdisciplinar aos temas, metodologia flipped classroom, processo de feedforward.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Chapman, H. (2016). The Meeting Book. Meetings that achieve and deliver. London: LID Publ. Ltd Hicks, W with Allen, G (2023). English for journalists. 5th ed, Thirtieth Anniversary Edition. London and New York: Routledge Kursat, O. & Fajardo, G. (2021). Rituals for Virtual Meetings. Hoboken, NJ: Wiley. Lafond, C, Vine, S. & Wlech, B. (2010). English for Negotiating . Oxford: OUP. Mascull, Bill (2017). Business Vocabulary in Use. 3 rd edition. Cambridge: CUP. Menkel-Meadow, C. (2022). Negotiation. A very short introduction. Oxford: OUP. Powell, M. (2012). International Negotiations. Cambridge: CUP. Tomalin, B. (2012). Key Business Skills . London: Harper Collins Publ. Artigos de revistas em língua inglesa (Time, The Atlantic, The Guardian Weekly, The Economist, HBR, entre outras)
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não