-
Apresentação
Apresentação
Domínio dos principais marcos, movimentos, personagens e ruturas no Mundo Contemporâneo, tornando-os funcionais na análise histórica.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT449-8293
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Parte 1: A Construção da Modernidade - O Iluminismo e a nova concepção do Homem - O fim do Antigo Regime - A Carta dos Direitos Humanos e do Cidadão - O surgimento da burguesia e as suas conquistas económicas, sociais e políticas - O Liberalismo, a religião e a cultura Part 2: A Sociedade Liberal - A revolução industrial - A proletariado e os problemas sociais - O colonialismo e o imperialismo europeu. A partição da África e a dominção da Ásia Parte 3: As grandes revoluções contemporâneas - Os nacionalismos - A unificação da Alemanha e da Itália - Os fascismos europeus - As grandes guerras (I e II) - As descolonizações - A Guerra Fria - O fim da História e o regresso à Guerra Fria
-
Objetivos
Objetivos
Acompanhar a investigação histórica em curso, de forma a adquirir a capacidade de identificar os interesses económicos, políticos e sociais, assim como as forças hegemónicas subjacentes às grandes mudanças históricas. Conhecer as ferramentas metodológicas da iniciação à investigação e à problematização em História Contemporânea.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As sessões de trabalho serão teórico-práticas. Na dinâmica das sessões, os alunos participarão activamente através da leitura de alguns textos previamente definidos e distribuídos (Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão: Declaração de Independência dos EUA; Manifesto Comunista; Enciclica Rerum Novarum; Declaração Universal dos Direitos da Humanidade): O objectivo destas leituras, conetadas em sala de aula. reside na necessidade de utilizar os contextos de cada documento como ferramente laboratorial para a comnpreensão das alterações, do alcance e das implicações de cada um deles. A avaliação, para além de um texte escrito, implicará na participação em debates centrados nesses textos, assim como na elaboração de um ensaio individual partindo de um dos textos textos referidos, ou à escolha do aluno.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Duroselle, J. B. et al. - Histoire des Relations Internationales. Edition 12ª. Paris :Armand Colin, 2001, 2 Vols, Papel. Homem, A. - História das Relações Internacionais. O Direito e as concepções políticas na Idade Moderna. 3ª Edição. Lisboa :Almedina, 2010, Papel. Pereira, J. (Coord.). - História de las Relaciones Internacionales Contemporâneas, 2ª Edição. Barcelona :Ariel, 2003, Papel. Tomé, António A. - Relações Internacionais, Geopolítica e Geoestratégia, 1ª Edição. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas, 2011, Papel. Tomé, António A. - História Moderna e Contemporânea das Relações Internacionais, 3ª Edição. Lisboa Manual de Apoio distribuído pelo Professor aos Alunos, 2018. Word. Westad, Odd Arne - The Global Cold War. Third World Interventions and the Making of Our Times, 2nd Edition, Cambridge :Cambridge University Press, 2005, Papel.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não