-
Apresentação
Apresentação
Domínio dos principais marcos históricos de Portugal, movimentos políticos, personagens e ruturas na História Contemporânea portuguesa. Criar um sentido crítico da história portuguesa e do pensamento.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT449-8294
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. O Ultimato, a Crise da Monarquia Constitucional e a Implantação da República. 2. Os republicanos no poder: as grandes questões. O Sidonismo. 3. Portugal e participação na Grande Guerra. 4. Crise e queda da I República. 5. O Golpe de 28 de Maio, a ascensão de Salazar e a institucionalização do Estado Novo. 6. A Segunda Guerra Mundial e Portugal. 7. As grandes crises do regime. 8. A Guerra Colonial e o seu impacto. 9. O Marcelismo. 10. O 25 de Abril de 1974 e a transição para a Democracia. 11. A consolidação da democracia e a adesão à Comunidade Económica Europeia
-
Objetivos
Objetivos
Acompanhar a investigação histórica em curso, de forma a adquirir a capacidade de idenficar os interesses económicos e sociais, assim como as forças hegemónicas subjacentes às grandes mudanças históricas de Portugal no mundo. Conhecer as ferramentas metodológicas da iniciação à investigação e à problematização em História de Portugal Contenporâneo. Conhecer as principais correntes historiográficas, assim como os seus autores e suas obras, que contribuiram de forma significativa ao nível nacional.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As sessões de trabalho serão teórico-práticas. Na dinâmica das sessões, os alunos participarão activamente através da leitura de alguns textos previamente definidos e distribuidos. O objectivo dessas leituras, comentadas em sala de aula, reside na necessidade de utilizar os contextos de cada documento como ferramenta laboratorial para a compreensão das alterações, do alcance e das implicações de cada um deles na Histórea Contemporânea de Portugal. A avaliação, para além de um teste escrito, implicará a participação nos debates centrados nesses textos, assim como na elaboração de um ensaio indicidual partindo de um dos textos referidos.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Pinto, A. C. (coord.) (2004). Portugal Contemporâneo. Lisboa: Dom Quixote. Ramos, R., Sousa, B. V., & Monteiro, N. G. (coord.) (2009). História de Portugal. Lisboa: Esfera dos Livros. Reis, A. (dir.) (1990-1992). (vols. 1-6). Portugal Contemporâneo. Lisboa: Publicações Alfa. Rosas F. (2012). Salazar e o Poder. A Arte de Saber Durar. Lisboa: Tinta da China. Rosas, F. (coord.) (1994). O Estado Novo (1926-1974). In. José Mattoso (dir.) História de Portugal. Vol. VII. Lisboa: Estampa. Rosas, F., Rollo, M. F. (coord.) (2009). História da Primeira República Portuguesa. Lisboa: Tinta da China. Teixeira, N. S., Pinto, A. C. (coord.) (1999). A Primeira República Portuguesa - entre o Liberalismo e o Autoritarismo. Lisboa: Calibri.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não