-
Apresentação
Apresentação
A UC de Introdução ao Pensamento Contemporâneo torna-se pertinente para o curso de Contabilidade, Fiscalidade e Auditoria, na medida em que, entre outras possibilidades, ajudar a formar uma análise crítica da sociedade contemporânea, beneficiando dos contributos de diversos autores para pensar algumas das principais questões sociais presentes no cenário nacional e internacional, envolvendo de modo triangular o Estado e os organismos internacionais como a ONU, UNESCO, FMI, OIT e OMC; a Sociedade e o cenário Empresarial.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT172-117
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1.A Génese do Pensamento contemporâneo ocidental e a questão decolonial; 2. O pensamento político de Confúcio, Maquiavel, Egidio Romano,Hobbes e Montesquieu; 3. O pensamento liberal: John Locke, Adam Smith, Stuart Mill e as principais vertentes do pensamento liberal; 4. O pensamento marxista, Sistema Mundo, Desenvolvimentismo e Globalização - o marxismo ocidental e o Método PES (CEPAL); 5. A ideia de modernidade, pós-modernidade e as suas crises; Revolução, Transformação, Modernização Conservadora e a crise do liberalismo, da democracia e dos "neos"; 8. O pensamento e as ideias políticas-económicas no século XX: Ciência, Guerras Mundiais, ONU, Direitos Humanos, Democracia e União Europeia; 9.O século XXI e as «novas ideias» na Europa e no Mundo - As redes e mobilizações sociais; Agenda 2030 e o Desenvolvimento Sustentável (ODS): Estado, Sociedade e Empresas: identidades, cidadania, imigração, género, acessibilidades, preconceitos, ciência pública e cidadã.
-
Objetivos
Objetivos
Com esta UC pretende-se dotar os alunos, em primeiro lugar, de instrumentos conceptuais adequados não só a uma eficaz operacionalização do pensamento analítico, reflexivo e articulado aos grandes temas da contemporaneidade, mas também, em segundo lugar, de capacidades que lhes permitam compreender as grandes correntes de pensamento que mais influenciaram e influenciam a sociedade contemporânea. Os alunos com esta UC deverão adquirir capacidades de analisar criticamente as diferentes etapas do Pensamento Contemporâneo e serem capazes de adaptar as teorias dos diferentes autores à realidade do século XXI, em consonância algumas das principais tendências e recomendações internacionais como a Declaração dos Direitos Humanos, a Agenda 2030 e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), elementos relevantes para a promoção da justiça social, desenvolvimento sustentável, ambiental e económico.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As aulas pressupõem espaço de participação dos alunos. Fomenta-se o debate e a análise critica das matérias apresentadas em aula. A avaliação pressupõe a realização de 1 testes escritos de avaliação de conhecimentos obrigatórios, a entrega de um trabalho escrito e apresentação realizados em grupo, sendo considerada a participação em aula. Teste 50% + 25% Trabalho Escrito + 25% Apresentação, Participação e Presença.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Amaral, D.F. (2011) História do Pensamento Político Ocidental. Coimbra: Almedina. Balibar, E & Wallerstein, I. (2021). Raça, Nação e Classe: as identidades ambíguas. São Paulo: Boitempo. Bourdieu, P. (2021). O Poder Simbólico. Lisboa: Edições 70. Butler, J. (2023). Problema de Gênero: Feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civ. Brasileira. Ferro, P.R. (2012). Democracia Liberal. Coimbra: Almedina. Huertas, F. (1996). O Método PES: Entrevista com Matus. São Paulo: FUNDAP. Giddens, A. (2019). O mundo na era da globalização . (9ª ed.). Lisboa: Presença. Kilcullen, J (ed.) (2019). Medieval Political Philosophy. California: Stanford University Press. Sen, A. (2010). A Ideia de justiça. Coimbra: Almedina. Tavares, M. & Fiori, J. (2020). Desajuste Global e Modernização Conservadora. Rio de Janeiro: Paz e Terra. Wallerstein, I. & Medina, M. (2021). O Universdalismo Europeu: a Retórica do Poder. São Paulo: Boitempo. Wellfort, F (2020). Os Clássicos da Política. vl 1 e 2. São Paulo: Ática.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não