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Apresentação
Apresentação
A psicossociologia é uma UC que prepara os alunos para melhor compreender o comportamento dos colaboradores e dos líderes na organização. Fornece uma perspectiva da evolução dos diversos tipos de gestão e das escolas associadas às mesmas. Dá a conhecer aos alunos as teorias da motivação e o efeito das mesmas na produtividade e eficácia das organizações, os tipos de liderança, poder, conflitos, comunicação e mudança.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT172-1736
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. A Psicossociologia das Organizações: o que é, como surgiu, principal domínio de acção e seu objectivo 2. A Natureza do Comportamento Organizacional e contributos do seu estudo para a Gestão: globalização, problemas e desafios 3. Motivação e Satisfação no Trabalho: impacto ao nível do desempenho e produtividade 4. A liderança cooperativa (liderar com) versus liderança tradicional (liderar de) 5. Clima, Cultura Organizacional. Ética e Responsabilidade Social 6. O Stress e o Conflito nas organizações: perspectivas, tipos e técnicas de gestão 7. A Mudança e a Inovação Organizacional: a actividade das organizações aprendentes
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Objetivos
Objetivos
- Saber identificar e explicar os principais desafios que actualmente se colocam às empresas; - Conhecer as diversas abordagens explicativas do funcionamento das organizações enquanto sistemas de acção coordenados; - Compreender os comportamentos dos indivíduos nas organizações e a forma de os gerir; - Entender como e quando se devem promover mudanças organizacionais controladas e como utilizar as técnicas mais adequadas de intervenção.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Aulas teórico-práticas incluem: pesquisa dos alunos de diversas temáticas, apresentação e discussão das mesmas, exposição de temáticas mais complexas, por parte do professor, acompanhadas de exemplos ilustrativos ocorridos em contexto organizacional. Análise e comentário crítico de temas cuja documentação é previamente fornecida. 1. Avaliação Contínua é direccionada para alunos que estejam presentes em 75% das aulas do semestre, salvo excepções previstas nos Regulamentos de Avaliação da ECEO e da ULHT. Ponderação: participação nas aulas e realização de exercícios nas mesmas (20% da nota final); teste escrito (ponderação de 50% da nota final); trabalho de grupo com defesa pública (30% da nota). 2. Exame Final: Exame escrito (100% da nota).
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Caetano, A.; Neves, J. G. & Ferreira, J. M. C. (2020). Psicossociologia das Organizações. Fundamentos e Aplicações. Lisboa: Edições Sílabo. Reis, F. L. (2020). Manual de Gestão das Organizações - Teoria e Prática, 2ª edição. Lisboa: Edições Sílabo.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Sim