filmeu

Disciplina Psicologia Jurídica e Forense

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta uc visa aproximar os estudantes dos conceitos teóricos e operativos da Psicologia nos domínios jurídico e judicial, preparando-os para a compreensão do discurso psicocriminal e para a cooperação com psicólogos forenses. Pretende-se que os estudantes apreendam a natureza do trabalho dos psicólogos criminais e forenses na justiça, bem como o conceito e operacionalidade eda intervenção jus psicológica. Nesta linha, torna-se uma uc fundamental para a prática profissional, ao mesmoo tempo que forma os estudantes para a intervenção multidisciplinar.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Psicologia Jurídica e Forense: noção, objeto e enquadramento. Trajetória histórica. Diferentes designações e suas razões. Complementaridade da Psicologia e da Criminologia: A questão dos comportamentos, causas precipitantes; comportamentos desviantes e associais. Metodologia. A intervenção juspsicológica e psicoinclusiva: conceitos e legitimação; Áreas especificas. Psicologia e Criminologia no sistema de justiça. Método da intervenção juspsicológica. Avaliação psicoforense: Noção, objeto e aplicação. A utilidade da avaliação psicológica para a avaliação criminológica. A contribuição psicológica em áreas jurídicas não criminais. Autópsia psicológica: Noção, enquadramento legal e método. Aplicação a casos práticos. Investigação em Psicologia Jurídica e Forense: Campos privilegiados e associação com a Criminologia.
  • Objetivos

    Objetivos

    Esta UC assume como objetivos a disponibilização aos alunos de uma perspetiva critica do aporte da Psicologia ao sistema de justiça, nas várias dimensões e jurisdições que o integram. Pretende-se que os alunos obtenham competências para a intervenção co mo criminólogos, mas apetrechados com o conhecimento sobre as funções e dinâmicas dos psicólogos forenses em contexto jurídico-judicial; por outras palavras, procura-se que os futuros profissionais de criminologia apreendam a necessidade de cooperação com outros profissionais do foro, em especial os psicólogos, num registo de separação de funções e na observância de regras ético-deontológicas. A Psicologia é uma ciência intercontributiva da Criminologia, sendo nesse sentido que é lecionada nesta licenciatura.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A avaliação reparte-se pelos seguintes elementos: (a) assiduidade às aulas teóricas, práticas e teórico-práticas, e participação nas mesmas; (b) a presença em todas as sessões que forem indicadas pelos professores, com a elaboração de pequeno trabalho em aula (40%); (c) a realização de uma frequência (60%). Para efeitos de ponderação da avaliação, a alínea (b) requer a participação e elaboração de relatório em todas as sessões, com o número máximo de 3.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Debuyst, C.,Digneffe, F., & Pires, A. P. (1998). Histoire des Savoirs sur le Crime & la Peine.2. Bruxelles: De Boek & Lacier Digneffe, F. (Dir.) (1990). Acteur social et délinquance. Bruxelles: Pierre Mardaga Foucault, M. (2003). Vigiar e Punir. Petrópolis: Vozes Gavin, H. (2014). Criminological and Forensic Psychology. London: SAGE Gonçalves, R. A. & Machado, C. (Eds.) (2005). Psicologia Forense. Coimbra: Quarteto Poiares, C. (2012). (Ed.) Manual de Psicologia Forense e da Exclusão Social .Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas Rovinsky, S & Cruz, R. (Orgs.) (2009). Psicologia Jurídica ? Perspectivas teóricas e processos de intervenção. S.Paulo: Vector  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios