-
Apresentação
Apresentação
Esta UC visa habilitar os futuros criminólogos com competências para a utilização e compreensão dos mecanismos forenses necessários à investigação, com domínio de técnicas do âmbito das ciências forenses e do seu impacto na investigação criminal. Reparte-se por domínios tão diferentes quanto a recolha e conservação de provas, os incêndios, os explosivos, as drogas, os solos, os documnetos, entre muitos outros. A UC de Ciências Forenses e Investigaçãi Criminal é central na formação dos futuros licenciados, na medida em que os aproxima à realidade técnico-científica do trabalho pericial, fazendo sentido a sua existência no âmbito desta formação universitária.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT6358-23377
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Ciências Forenses: Conceitos e conteúdos. 2. Ética e Ciências Forenses. 3. Deteção, documentação, recolha e preservação de material probatório. 4. A cadeia de custódia. 5. Controlo e garantia de qualidade. 6. Conceitos, potencialidades e limitações das perícias forenses nos diferentes domínios: Local do crime, Lofoscopia, Documentos, Escrita Manual, Explosivos, Drogas, Incêndios e Explosões, Resíduos de disparo, Solos, Tintas, entre outras.
-
Objetivos
Objetivos
Proporcionar ao futuro profissional os conhecimentos básicos que deve possuir no sentido de, no decurso do seu exercício profissional, saber identificar situações com eventual relevância forense, bem como adotar os procedimentos necessários para uma correta articulação da sua atividade com a atividade de investigação forense, nomeadamente: em termos de identificação, recolha, acondicionamento e preservação de vestígios com eventual valor probatório para obtenção de elementos que permitam fundamentar posteriormente a insvestigação criminal; e a necessidade de adoção permanente de uma postura de prudência, objetividade, rigor e imparcialidade.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Esta UC é constiuída por aulas teórico-práticas e práticas. As aulas teórico-práticas estão organizadas em duas vertentes: (1) exposição dos conceitos teóricos e metodologias de análise e (2) exposição de exemplos e casos práticos. As aulas práticas permitem uma introdução à análise forense com dados fornecidos pela docente. Todas as aulas são apoiadas em materiais pedagógicos multimédia (video e apresentação de PowerPoint, bem como na interação docente/estudante de modo a fundamentar a discussão analítica e o espírito crítico). Considera-se, igualmente importante que os alunos realizem trabalho aprendizagem autónoma, guiada por objetivos e instruções fornecidas pela docente da unidade curricular. Esta metodologia é orientada para a apredizagem dos conteúdos de forma a que os estudantes possam conhecer, compreender, adquirir e desenvolver os objetivos propostos.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Saferstein, R. (2015). Criminalistics: An introduction to forensic science. Siegel, J. A., & Saukko, P. J. (2012). Encyclopedia of forensic sciences. Academic Press.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não