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Disciplina Criminologia do Desenvolvimento

  • Apresentação

    Apresentação

    A criminologia do desenvolvimento é um ramo específico da criminologia que estuda a emergência, a continuidade e a (eventual) remissão do comportamento delinquente no quadro da carreira criminal. Para isso baseia-se em estudos longitudinais, acompanhando indivíduos ao longo do tempo com o objetixo de explicar e descrever o comportamento delinquente no tempo, os fatores de risco que precedem, coocorrem ou influenciam o comportamento desviante, prestando ainda atenção à forma como os eventos de vida influênciam esse comportamento.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Descrição dos conteúdos Fundamentação e legitimação da Criminologia do Desenvolvimento Conceitos-base. Objeto. Objetivos. Ciclo de vida, idade e condutas criminais Evolução do percurso criminal: Emergência, progresso, estabilização e remissão A negociação enquanto adequação normativa Crime e condicionantes de vida O crime no final do ciclo de vida Crime, idade e género Estudos empíricos Métodos principais Estudos longitudianis Principais teorias desenvolvimentais
  • Objetivos

    Objetivos

    A UC pretende introduzir os alunos no campo da Criminologia do Desenvolvimento, ao nível dos conceitos principais permitindo-lhes obter conhecimento sobre os comportamentos associal, antissocial e delinquente - emergência, progresso, estabilização e remissão - nos planos descritivo, explicativo e aplicado.  Pretende-se que adquiram formação sobre:  A Criminologia do Desenvolvimento, seus objetivos, constructos, métodos e principais questões; Ciclo de vida: percursos; teorias desenvolvimentais e respetiva contribuição teórica para a enunciação e compreensão/explicação do desenvolvimento de comportamentos transgressivos; Estudos longitudinais mais relevantes e resultados.  Aplicação da Criminologia do Desenvolvimento ao ciclo de vida e à explicação dos comportamentos delinquenciais., bem como a sua utilização como instrumento de políticas de prevenção.  Cumulativamente, é abordada a questão do género no contexto da criminalidade 
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A UC encontra-se fundamentada em aulas teóricas e práticas. Adotam-se os métodos expositivo, demonstrativo,interrogativo e ativo, favorecendo a participação dos alunos e promovendo debates.   Os estudantes com estatuto especial previsto em lei ou em regulamento que preveja a não obrigatoriedade de presença às aulas, mas que pretendam ser abrangidos pelo regime da avaliação contínua, devem informar o Professor da unidade curricular logo que tenham conhecimento deste facto, mas sempre com 90 dias de antecedência ao término das aulas, para que este defina outra forma de trabalho ou de acompanhamento, o qual poderá passar  pela realização de um trabalho escrito, apresentação de relatórios e/ou uma prova oral.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    [FARRINGTON], [D.] - [Integrated developmental & life-course theories of offending]. [Brunswick: Transaction Publ. Local, 2005] [FARRINGTON D.,WELSH, B] - [From juvenile delinquency to adult crime: criminal careers, justice policy, and prevention]. [Oxford University Press, 2012] [SAMPSON], [R], [LAUB], [J]. - [Developmental criminology and its discontents]. [The annals of the American Academy] [SARGENTO], [P. ]- [Temas candentes em Psicologia do Desenvolvimento]. [Lisboa: Climepsi Editores, 2007]  
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