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Apresentação
Apresentação
A unidade curricular visa promover o conhecimento do processo de vitimização, ao nível da sua compreensão, avaliação e intervenção, tendo em vista o desenvolvimento de competências para uma avaliação de risco e intervenção eficaz, interdisciplinar e crítica.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT6358-23385
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
I. Introdução à Vitimologia: objeto (s), evolução histórica e método(s). II. Violência, vitimação e conceptualizações correlacionadas: - Formas e tipologias de violência; - Dados epidemiológicos, incidência e prevalência; - Perspetivas explicativas. III. Dinâmicas da violência: - Espaços e contextos; - Perfis da vítima e do agressor; - Fatores de risco e resiliência; - Impacto. IV. Avaliação do risco de revitimação: - Em crianças e famílias no sistema de promoção e proteção; - Em contextos de violência nas relações de intimidade; - Em contextos de perseguição. V. Intervenção: - Modalidades de intervenção com crianças, famílias e adultos; - Avaliação da eficácia de programas de intervenção; - Serviços de apoio às vítimas; - Novas formas de vitimização.
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Objetivos
Objetivos
A unidade curricular está organizada de forma a promover as seguintes competências: - Compreender os aspetos fundamentais do processo de vitimização em crianças, jovens, adultos e séniores; - Compreender as relações existentes entre o fenómeno da vitimização e a realidade histórica, jurídica e cultural; - Conhecer os principais instrumentos de avaliação do risco de revitimação; - Compreender as diversas modalidades de intervenção integral centradas nas vertentes psico-socio-jurídicas (individual ou grupal) adequadas à população-alvo, às tipologias específicas de vitimação e ao respetivo âmbito; - Reconhecer a importância da avaliação de programas e da utilização de estratégias suportadas na evidência.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Privilegiar-se-á uma abordagem centrada no/a aluno/a, sendo as aulas fundamentalmente vocacionadas para a integração e reflexão crítica dos conteúdos. Nesse sentido, utilizar-se-á um conjunto de recursos didáticos, como a exposição oral, a discussão em grupo, a análise de casos, resolução de problemas, bem como a elaboração de trabalhos de grupo tendo em vista o desenvolvimento programas de intervenção dirigido a grupos-alvo específicos.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Arruabarrena, M.I. e Paúl, J. (2005). Maltrato a los niños en la família. evaluation y tratamiento . Madrid: EdicionesPirámide. Belsky, J. (1980). Child maltreatment: an ecological integration. American psychologist , 35, 320-335. Chemtob, C., & Carlson, J. (2004). Psychological effects of domestic violence on children and their mothers. International journal of stress management, 11(3), 209-226. Dias, I. (2004). Violência na família: uma abordagem sociológica . Porto. Edições afrontamento. Garbarino, J., & Eckenrode, J. (1997). Understanding abusive families: ecological approach to theory and practice . SanFrancisco: Jossey-bass. Machado, C., & Gonçalves, R. (2004, Coord.). Violência e vítimas de crimes (vols. 1 e 2) . Coimbra: Quarteto. Magalhães, T. (2002). Maus-tratos em crianças e jovens: guia prático para profissionais . Coimbra: Quarteto.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não