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Apresentação
Apresentação
Esta uc, arrancando dos cnhecimentos obtidos em Psicologia Jurídica e Forense, pretende que os estudantes apreendam o significado do ato e do processo de criminalização, conheçam as respetivas fases, os atores que nelas pontificam e sejam capazes de traçar a trajetória punitiva. A perspetiva jus psicológica, na lógica de intercontribuiçãoo científica, é a matriz para a leitura e análise dos discursos dos atores de criminalização, compreendendo as mensagens trocadas, a partilha de informação e os efeitos das mesmas na configuração do processo criminalizador.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT6358-23387
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
.Criminalização: conceito e objeto. Ato e processo. Fases do processo. Atores sociais e cenários. Historicidade e geografia da criminalização. A lei: discursos e intradiscursos. Da lei transgredida à lei aplicada. Interações discursivas: interferências recíprocas dos discursos e práticas. Circularidade das mensagens e contributo para a arquitetura criminalizadora. Análise psicocriminal e juspsicológica das interações discursivas. Flutuações do eixo criminalizador. Intervenção juspsicológica e os dispositivos formais de controlo. Reação informal e as possibilidades de intervenção. Programas de intervenção juspsicológica: transversalidade.
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Objetivos
Objetivos
A UC erige como objetivos a explicação dos meandros da criminalização, quer no âmbito institucional quer no contexto social, mostrando o sistema de interações que se desenha entre as diversas fases do processo. Outrossim, explicita-se a operacionalização na intervenção juspsicológica no quadro criminal, incluindo os movimentos traçados pelos diversos dispositivos de controlo, quer judiciais e prisionais, quer de saúde mental e educação. Pretende-se que os alunos dominem o circuito criminalizador desde a preparação da lei até à execução da medida e reinserção.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A avaliação reparte-se pelos seguintes elementos: (a) assiduidade às aulas teóricas, práticas e teórico-práticas, e participação nas mesmas; (b) a presença em todas as sessões que forem indicadas pelos professores, com a elaboração de pequeno trabalho em aula (40%); (c) a realização de uma frequência (60%). Para efeitos de ponderação da avaliação, a alínea (b) requer a participação e elaboração de relatório em todas as sessões, com o número máximo de 3.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Agra, C., Fonseca, E., Quintas, J. & Poiares, C. A. (1998). A criminalização da droga: da emergência à aplicação da lei. Lisboa: GPCCD Clemente, M. (Coord.), (1998). Fundamentos de la Psicología Jurídica. Madrid: Ediciones Pirámide. Digneffe, F. (Coord.) (1990). Acteur sociale et délinquance. Bruxelles: Pierre Mardaga. Goffman, E. (1990). Manicômios, prisões & conventos. São Paulo: Editora Perspectiva.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não