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Disciplina Modelos de Intervenção em Criminologia

  • Apresentação

    Apresentação

      Esta uc pretende que os estudantes compreendam os vários modelos de intervenção sobre o comportamento criminal, na perspetiva da prevenção criminal, e da ressocialização, integrando-os criticamente nos diversos contextos onde o criminólogo é convocado a intervir. A aprendizagem é efetuada tendo como base o estimulo à pesquisa, análise critica, e discussão de produtos analíticos desenvolvidos pelos alunos.  
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Módulo I. Análise histórico-epistemológica dos modelos de intervenção no comportamento criminal Especificidades e controvérsias da intervenção com ofensores. A reabilitação de ofensores: do nothing works ao what works; A intervenção baseada na evidência; Os três vetores da intervenção: punir, tratar e controlar. Perspetivas normativo-jurídica e clínica da intervenção. Módulo II. Modelos de intervenção no comportamento criminal Quadros de referência, contextos e níveis de intervenção; Da avaliação à prevenção da reincidência criminal; Modelos cognitivos e cognitivo-comportamentais; Programas e Técnicas de tratamento; Módulo III. Contextos e práticas Modelos e práticas aplicados nos diversos contextos de intervenção; Programas de intervenção aplicados a populações delinquentes específicas (ofensores do género feminino, violentos, domésticos e sexuais); Especificidades, princípios éticos e regras deontológicas na intervenção criminológica.  
  • Objetivos

    Objetivos

    A U. C. tem como objetivo proporcionar o enquadramento e aprofundamento dos conhecimentos acerca da intervenção que se realiza em ofensores jovens e adultos, apresentados noutras disciplinas. Está organizada de forma a promover as seguintes competências: Compreender as especificidades da intervenção com ofensores no quadro das filosofias e políticas criminais; Identificar as características dos diferentes regimes jurídicos e contextos de realização da intervenção criminológica Compreender o racional subjacente aos diferentes modelos e técnicas da intervenção com ofensores Conhecer os programas e técnicas de reabilitação mais utilizados nos diferentes contextos de intervenção e conhecer os resultados dos estudos de avaliação Identificar as necessidades de intervenção subjacentes aos diferentes tipos de ofensores; Identificar e compreender os princípios éticos e regras deontológicas subjacentes à intervenção criminológica nos diferentes contextos jurídico-legais.  
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As aulas serão vocacionadas para a integração e reflexão crítica dos conteúdos sobretudo através de uma abordagem centrada no/a aluno/a. Para tal, utilizar-se-ão recursos didáticos, como a exposição oral, a discussão em grupo, análise de casos, bem como a elaboração e apresentação oral de trabalhos. A avaliação contínua inclui os seguintes parâmetros: - Uma prova escrita (65%); - Trabalho em grupo - enquadramento de uma intervenção criminológica com um tipo específico de ofensor (35%). A avaliação final consistirá na realização de uma prova escrita, versando a totalidade dos conteúdos ministrados e terá o peso de 100% na classificação final.  
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Andrews, D.A. e Bonta, J. (2010). The psychology of criminal conduct. New Providence: LexisNexis. Aos, S., Miller, M. e Drake, E. (2006). Evidence-based adult corrections programs: What works and what does not. Olympia. Washington State Institute for Public Policy. Aos, S.; Phipps, P.; Barnoski, R. e Lieb, A. (2001). The comparative costs and benefits of programs to reduce crime. Olympia: Washington State Institute for Public Policy. In www.wsipp.wa.gov. Landenberger, Nana A. e Lipsey, Mark W. (2005). The positive effects of cognitive-behavioral programs for offenders: A meta-analysis of factors associated with effective treatment. Journal of Experimental Criminology, 1:451-476. Latessa, E. J., Listwan, S. J., & Koetzle, D. (2014). What works (and doesn’t work) in reducing recidivism. Waltham: Anderson Publishing. McGuire, J. ed. Offender rehabilitation and treatment: effective programmes and policies to reduce re-offending. Chichester: John Wiley & Sons, 2002.
INSCRIÇÃO AVULSO
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