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Apresentação
Apresentação
A Psicologia do Testemunho, erradamente representada por psicólogos como área situada apenas nos processos básicos, é da maior importância para os psicólogos e, muito particularmente, para os criminólogos, incidindo não apenas naqueles processos, mas na dinâmica e gramática forenses e judiciais. A uc Motivações Ajurídicas da Decisão e Prova Testemunhal situa-se no cruzamento psicocriminal e jurídico, requerendo ensino com fortíssima base prática e com conhecimento, pessoal e direto, da dinâmica do julgamento e do quadro motivacional dos julgadores.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT6358-23396
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Psicologia do Testemunho: noção, raízes históricas, âmbito. Contribuição da Psicologia na avaliação do testemunho. Credibilidade e fiabilidade. Natureza da prova testemunhal. Verdade judicial, verdade material e mentira. Processos psicológicos básicos. Memória no testemunho: estádios e tipos. Falsas memórias e memórias implantadas. Identificação e reconhecimento de pessoas. Variáveis: a estimar e do sistema. Técnicas de interrogatório. As faces familiares: motivos. O mecanismo da transferência inconsciente. Retrato robot: com e sem a participação do depoente. Testemunho infantil. Discursividades: comunicação verbal e não verbal. Alcance do discurso e intradiscurso. Análise de declarações: métodos e técnicas. Importância prática. Formação do processo de decisão: o percurso cognitivo desenhado pelo juiz. Psicologia das Motivações Ajurídicas do Sentenciar (PSIMAS). Sentencing. Construção de instrumentos específicos; aplicação ecológica. Resultados da investigação. Casos práticos.
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Objetivos
Objetivos
Visa dotar os alunos de competências na área da gramática judicial, dotando-os de competências para: (i) Aceder ao contexto julgamento na perspetiva da relevância assumida pelo testemunho enquanto meio de prova interativo; (ii) Captar a dinâmica de um julgamento, em especial no que concerne aos depoimentos (iii) Identificar as contradições das narrativas em sede de audiência (iv) Conhecer os sinais mais visíveis das emoções que perpassam em juízo (v) Apreender os conceitos de comunicação verbal e não verbal (vi) Percecionar a adesão dos magistrados a determinados depoimentos, reconhecendo as razões (vii) Utilizar instrumentos específicos Para tanto, necessitarão de conhecer os conceitos elementares sobre os processos psicológicos básicos, sendo capazes de os colocar ao serviço da compreensão da dialética objeto de depoimento (acontecimento)-sujeito depoente (testemunha) e de entender a conversão do acontecimento em acontecido (ato na narrativa da testemunha). Fomentar a investigação.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A avaliação reparte-se pelos seguintes elementos: (a) assiduidade às aulas teóricas, práticas e teórico-práticas, e participação nas mesmas; (b) a presença em todas as sessões que forem indicadas pelos professores, com a elaboração de pequeno trabalho em aula (40%); (c) a realização de uma frequência (60%). Para efeitos de ponderação da avaliação, a alínea (b) requer a participação e elaboração de relatório em todas as sessões, com o número máximo de 3.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Ashworth, A. (2010). Sentencing and Criminal Justice. UK: Cambridge UP. Brinke, L., Stimson, B. et al. (2014). Some evidence four unconscious lie detection. In Psich. Science 25.5, 10-98. Davies, G. (2012). Interviewing Child Complainants Of Sexual Abuse: English Lessons? In C. Poiares (Ed.) Manual de Psicologia Forense e da Exclusão Social, I. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas, 283-298 Gelfert, A. (2014). Critical Introduction to Testimony. London: Bloormsbury Lindsay, R., et al. (2007). The Handbook of Eyewitness Psychology, 2. Mahwah: Lawrence Erlbaum Poiares, C. e Louro, M. (2012). Psicologia do Testemunho e Psicologia das Motivações Ajurídicas do Sentenciar. In C. Poiares (Ed.) Manual de Psicologia Forense e da Exclusão Social, I. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas, 105-129. Sacau, A. et al. (2012). A Tomada de Decisão Judicial em Contexto Criminal. In C. Poiares (Ed.) Manual de Psicologia Forense e da Exclusão Social, I. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas 75-98
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não