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Apresentação
Apresentação
A unidade curricular tem a finalidade que os alunos consigam obter as seguintes competências: Compreender a importância da Psicologia e Comunicação no contexto profissional dos Cuidados de Beleza e Bem estar.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT6580-12043
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
• Comunicação • Perceção, preconceitos/desvantagens • A Comunicação e as necessidades das pessoas • Propósito da Comunicação e conceito • O Processo Comunicacional e suas etapas • Ruídos na Comunicação, tipo de ruídos ou barreiras à comunicação, • Comunicação interpessoal • Comunicação como um processo contínuo • Atitudes de comunicação • Comunicação Verbal e Não-Verbal • Os relacionamentos interpessoais • Relações entre os indivíduos formais e informais • O relacionamento interpessoal e as relações formais e informais que se estabelecem no local de trabalho • Condições de trabalho • A comunicação organizacional • Formação e Promoções • A qualidade de vida • O Desempenho e satisfação Profissional Equilíbrio profissional • Atributos do Serviço de excelência, equilíbrio do Profissional, dimensões da credibilidade, credibilidade e imagem profissional • Expectativas
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Objetivos
Objetivos
A unidade curricular de Psicologia e Comunicação tem como objetivo, compreender a importância dos relacionamentos interpessoais e as condições de trabalho como satisfação profissional. Aplicar técnicas com vista a compreender o lado emocional do ser humano como ação fundamental para se estabelecer relacionamentos interpessoais saudáveis, e relações sociais. A importância da cooperação entre os participantes dos sistemas sociais como característica fundamental das relações. Compreender e saber aplicar técnicas de comunicação. Identificar os comportamentos e atitudes adequadas no atendimento, acolhimento e relação com os utentes / doentes / clientes e profissionais.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Aulas teórico-práticas incluem: pesquisa dos alunos de diversas temáticas, apresentação e discussão das mesmas, exposição de temáticas mais complexas, por parte do professor, acompanhadas de exemplos ilustrativos. Análise e comentário crítico de temas cuja documentação é previamente fornecida. 1. Avaliação Contínua: Ponderação: participação nas aulas e realização de exercícios nas mesmas (20% da nota final); teste escrito (ponderação de 50% da nota final); trabalho com defesa pública (30% da nota). 2. Exame Final: Exame escrito (100% da nota).
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Caetano, A.; Neves, J. G. & Ferreira, J. M. C. (2020). Psicossociologia das Organizações. Fundamentos e Aplicações. Lisboa: Edições Sílabo. Rego, A. (2022). Comunicação Pessoal e Organizacional - Teoria e Prática, 5ª edição. Lisboa: Edições Sílabo.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não