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Apresentação
Apresentação
A unidade curricular de Cuidados Integrados de Rosto e Corpo tem como objetivo sistematizar o conjunto de métodos e abordagem estéticas e cosméticas usadas no corpo e rosto com os objetivos de promover a relação com a imagem de cada um com corpo, com vista a alcançar benefícios ao nível do bem-estar. Nesta UC será feita a integração e a compreensão das opções de métodos e práticas disponíveis para o ato de cuidar considerando sempre o objectivo do bem-estar, componentes essenciais dos cuidados de saúde.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT6580-24324
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Ficha de diagnóstico. Cálculo do BMI, medição da prega cutânea, volume total de água. Balança de impedância vs Dexta. Hábitos alimentares, atividade física, patologias conhecidas e terapêutica utilizada Metodologias de intervenção ao nível dos cuidados de corpo e rosto com base no diagnóstico: aconselhamento cosmético, massagens, drenagens, exercício físico, medidas dietéticas. Cuidados de rosto. Diagnóstico e elaboração de ficha da cliente. Necessidades e plano de tratamento Dados analíticos, interpretação de analises bioquimicas Cirurgia estética e cosmética. O que fazer e porquê Rejuvenescimento facial, técnicas mais usadas Cuidados pós-intervenção cirúrgica Continuação de cuidados pós-cirúrgicos / cicatrização Cuidados nutricionais; importância da hidratação e suplementação bem estar físico e psicológico do doente Microneedling, o que é e sua utilização
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Objetivos
Objetivos
No final da UC os discentes devem ser capazes de fazer um diagnóstico e criar uma ficha individual para cada cliente com base na avaliação das necessidades individuais do corpo e rosto. O discentes devem conhecer as várias técnicas de intervenção em vários contextos de casos práticos tratados em aula. Devem ser capazes de aconselhar e serem promotores de estilos de vida e envelhecimento saudável.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Aulas teóricas magistrais com frequência voluntária em linha com os objetivos da disciplina. As aulas em contexto prático tutoradas, orientadas para aprofundar os temas lecionados nas aulas magistrais através de uma abordagem prática dos problemas em estudo. Com vista a motivar o aluno para a aprendizagem são realizados casos práticos e discussão de resultados de modo a estimular a troca e a aquisição de conhecimento. Promove-se uma relação de proximidade com professor de modo a facilitar a a realização dos casos práticos e discussão de resultados.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Fabi, S., Pavicic, T., Braz, A., Green, J. B., Seo, K., & van Loghem, J. A. (2017). Combined aesthetic interventions for prevention of facial ageing, and restoration and beautification of face and body. Clinical, Cosmetic and Investigational Dermatology, 10, 423–429. https://doi.org/10.2147/CCID.S144282 Cohen, J. L., Goodman, G. J., De Almeida, A. T., Jones, D., Carruthers, J., Grimes, P. E., ... & Sangha, S. (2023). Decades of beauty: Achieving aesthetic goals throughout the lifespan. Journal of cosmetic dermatology, 22(11), 2889-2901. Goldman, A., & Wollina, U. (2010). Facial rejuvenation for middle-aged women: a combined approach with minimally invasive procedures. Clinical Interventions in Aging, 5, 293–299. https://doi.org/10.2147/cia.s13215 Akinbiyi, T., Othman, S., Familusi, O., Calvert, C., Card, E. B., & Percec, I. (2020). Better results in facial rejuvenation with fillers. Plastic and Reconstructive Surgery–Global Open, 8(10), e2763.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não