filmeu

Disciplina Biologia Celular

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC pretende dar a conhecer ao aluno a constituição, estrutura e funcionamento da célula como uma unidade funcional e como parte integrante de organismos multicelulares.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    A célula Teoria celular Composição química A célula procariota e eucariota Mecanismos de transporte Estruturas e organelos celulares ¿ relação estrutura-função Membranas biológicas Núcleo RE, RER e complexo de Golgi Mitocôndria Cloroplasto Citoesqueleto MEC Comunicação e adesão intercelular Adesão célula-substrato e célula-célula Vias de sinalização Genoma Dogma central da Biologia Diferentes ordens de empacotamento da cromatina Genoma procariota versus genoma eucariota Conceito de gene Replicação, transcrição e tradução Processo de replicação do DNA, garfo de replicação, DNA polimerases O processo de transcrição, RNA polimerases Processamento dos transcritos primários Código genético tRNAs e ribossoma Produção da cadeia polipeptídica Regulação da expressão génica Porquê e como regular a expressão dos genes? Diferenciação celular Ciclo celular Mitose e Meiose Controlo do ciclo celular Apoptose  
  • Objetivos

    Objetivos

    Após frequência da UC o estudante conhecerá a estrutura e função de diferentes tipos de células e dos elementos que as constituem, bem como a dinâmica da célula como uma unidade independente ou como elemento de um organismo. O estudante deverá compreender a relação entre a estrutura e a função das células e dos seus constituintes, tal como a importância dos mecanismos de regulação de processos celulares. Compreenderá os mecanismos de armazenamento e transmissão da informação genética. A aquisição dos conhecimentos acima referidos são de extrema importância para a futura compreensão dos mecanismos celulares de acção farmacológica. Adquirirá ainda competências em técnicas de manuseamento e análise de células. A promoção da autonomia e responsabilidade no laboratório, bem como a apresentação de um trabalho de pesquisa, irão contribuir para o desenvolvimento de capacidades de organização, trabalho em grupo e pesquisa bibliográfica.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de aprendizagem ativas baseadas na resolução de problemas práticos, na exposição por parte dos alunos de alguns conceitos abordados nas aulas laboratoriais e da utilização das observações/resultados obtidos em laboratório como ponto de partida para discussão de conceitos/temas mais complexos.    
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Lodish, H et al. (2021), Molecular Cell Biology, 9th  Ed, W. H. Freeman and Co. (Informação complementar online: http://bcs.whfreeman.com/lodish7e/#t_800911____) Reece, J. B, Urry, L. A., Cain, L. C., Wasserman, S. A., Minorsky, P. V., Jackson, R.B., (2016) Campbell Biology, 11th ed., Pearson Education, Inc. Campos, L.S. (2008); Entender a Bioquímica, 5ªed. Escolar Editora.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios