filmeu

Disciplina Cultura Visual II

  • Apresentação

    Apresentação

    Adquirir um conjunto útil de conhecimentos no âmbito da cultura visual contemporânea; compreender a relação e interações do Design com a Cultura, as Artes e a Sociedade no contexto da pós-modernidade e contemporaneidade; promover a aproximação e integração temática e de atividades com as disciplinas centrais do curso; compreender a importância da problematização teórico-prática proposta pela disciplina; tomar consciência de que os designers podem trabalhar fora das áreas vulgares e preestabelecidas da profissão, lidando com questões oriundas dos mais diversos campos, participando em equipas transdisciplinares, projetando e produzindo estratégias, conceitos, ideias e artefactos que incorporem valores críticos complexos, investigar teorias e processos alternativos, aplicando esses resultados à produções de qualidade e perspicácia criativas de design.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    . Como abordar uma imagem: formas de ver . Punctum e studio . Apropriação e remix . A arte digital . NFT e inteligência artificial . Visita a exposições . Encontros com artistas e curadores . Visita a museus . Análise de obras contemporâneas . Análise do trabalho dos principais artistas contemporâneos nacionais e estrangeiros
  • Objetivos

    Objetivos

    . Como abordar uma imagem: formas de ver . Punctum e studio . Apropriação e remix . A arte digital . NFT e inteligência artificial . Visita a exposições . Encontros com artistas e curadores . Visita a museus . Análise de obras contemporâneas . Análise do trabalho dos principais artistas contemporâneos nacionais e estrangeiros
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Recurso à estratégia movimento/fazer que visa adoptar uma abordagem híbrida ao associar várias disciplinas e vários docentes num mesmo projeto. Trabalhar de forma interdisciplinar para que todos os conceitos, sistemas e tecnologias tenham sentido contribui para uma visão mais rica do que se está a querer veicular e investigar.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    AGAMBEN, Giorgio. O que é o Contemporâneo? E Outros Ensaios. Chapecó: Argos, 2010. BELTING, Hans. Contemporary Art as Global Art: a Critical Estimate. Hans Belting and Andrea Buddensieg (eds.); The Global Art World, Ostfildern 2009 CAMPAGNA, Federico. Prophetic culture. Bloomsbury Publishing. 2021. doi:10.5040/9781350149663 BOCK, Jurgen. Da obra ao texto: diálogos sobre a prática e a crítica na arte contemporânea. Lisboa: Ed. CCB|MC, 2002 MELO, Alexandre. Arte e artistas em Portugal. Lisboa: Bertrand Ed. | Instituto Camões, 2007. MELO, Alexandre. Sistema da arte contemporânea. Lisboa: Documenta, 2012 PÉREZ, Miguel von Hafe. Propostas da arte portuguesa. Porto: Ed. Serralves, 2007  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios