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Apresentação
Apresentação
Adquirir um conjunto útil de conhecimentos no âmbito da cultura visual contemporânea; compreender a relação e interações do Design com a Cultura, as Artes e a Sociedade no contexto da pós-modernidade e contemporaneidade; promover a aproximação e integração temática e de atividades com as disciplinas centrais do curso; compreender a importância da problematização teórico-prática proposta pela disciplina; tomar consciência de que os designers podem trabalhar fora das áreas vulgares e preestabelecidas da profissão, lidando com questões oriundas dos mais diversos campos, participando em equipas transdisciplinares, projetando e produzindo estratégias, conceitos, ideias e artefactos que incorporem valores críticos complexos, investigar teorias e processos alternativos, aplicando esses resultados à produções de qualidade e perspicácia criativas de design.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT93-15906
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
. Como abordar uma imagem: formas de ver . Punctum e studio . Apropriação e remix . A arte digital . NFT e inteligência artificial . Visita a exposições . Encontros com artistas e curadores . Visita a museus . Análise de obras contemporâneas . Análise do trabalho dos principais artistas contemporâneos nacionais e estrangeiros
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Objetivos
Objetivos
. Como abordar uma imagem: formas de ver . Punctum e studio . Apropriação e remix . A arte digital . NFT e inteligência artificial . Visita a exposições . Encontros com artistas e curadores . Visita a museus . Análise de obras contemporâneas . Análise do trabalho dos principais artistas contemporâneos nacionais e estrangeiros
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Recurso à estratégia movimento/fazer que visa adoptar uma abordagem híbrida ao associar várias disciplinas e vários docentes num mesmo projeto. Trabalhar de forma interdisciplinar para que todos os conceitos, sistemas e tecnologias tenham sentido contribui para uma visão mais rica do que se está a querer veicular e investigar.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
AGAMBEN, Giorgio. O que é o Contemporâneo? E Outros Ensaios. Chapecó: Argos, 2010. BELTING, Hans. Contemporary Art as Global Art: a Critical Estimate. Hans Belting and Andrea Buddensieg (eds.); The Global Art World, Ostfildern 2009 CAMPAGNA, Federico. Prophetic culture. Bloomsbury Publishing. 2021. doi:10.5040/9781350149663 BOCK, Jurgen. Da obra ao texto: diálogos sobre a prática e a crítica na arte contemporânea. Lisboa: Ed. CCB|MC, 2002 MELO, Alexandre. Arte e artistas em Portugal. Lisboa: Bertrand Ed. | Instituto Camões, 2007. MELO, Alexandre. Sistema da arte contemporânea. Lisboa: Documenta, 2012 PÉREZ, Miguel von Hafe. Propostas da arte portuguesa. Porto: Ed. Serralves, 2007
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não