filmeu

Disciplina Imagem e Impressão II

  • Apresentação

    Apresentação

    . Reconhecer e explorar elementos estruturantes da linguagem geométrica abstracta, figurativa e tipográfica na concretização de projetos aplicados ao domínio do  Design. . Desenvolver conhecimentos e aptidões que permitam a elaboração e execução em diferentes tipologias da área de atuação da impressão ( serigrafia têxtil , monotipias, risografia, stencil , carimbo, e outras práticas alternativas de impressão). . Facultar conhecimentos no âmbito da produção gráfica (preparação de documentos para  impressão). . Promover a experimentação e a descoberta de processos de impressão e respectivos materiais (tintas, ferramentas e suportes). . Ampliar a cultura técnica e experimental no campo do Design e das Artes. . Ser capaz de conceber uma edição impressa  manualmente. . Expor os alunos a novas e diferentes ideias e formas profissionais de trabalho; fechando a lacuna entre a academia e o mercado, permitindo que os alunos testem ferramentas e processos que normalmente não podem aceder.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    . Introdução teórica à Serigrafia Têxtil. . Impressão Serigráfica sobre tecido. . Introdução teórica à Monotipia. . Impressão com ferragens sobre papel. . Introdução teórica à técnica Stencil . Impressão em Stencil sobre papel. . Introdução teórica à técnica da Risografia. . Impressão em Risografia com duas cores.
  • Objetivos

    Objetivos

    . Introdução teórica à Serigrafia Têxtil. . Impressão Serigráfica sobre tecido. . Introdução teórica à Monotipia. . Impressão com ferragens sobre papel. . Introdução teórica à técnica Stencil . Impressão em Stencil sobre papel. . Introdução teórica à técnica da Risografia. . Impressão em Risografia com duas cores.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

        . Utilização de recursos diferenciados - artigos científicos, livros, diapositivos, filme, objectos e materiais, visitas de estudo - capazes de, por um lado fornecer um suporte teórico e por outro, esclarecer e motivar os alunos para os conteúdos e exercícios/ projectos. . Participação activa em aulas laboratoriais com recurso a equipamento de fabricação analógica.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    . Heller, S.; Venezky, M. (2004). The Push Pin Graphic. San Francisco: Chronicle Books. . Hughes, H.M.; Grifith, F. (1995). Kathe Kollwitz. Artist for the People. The South Bank Centre. Otto (2016). Screen Printing Manual. OttoBooks . Otto (2016). Photoshop for Screen Printing . OttoBooks. . Fick, B. & Graboswki, B. (2015). Printmaking: A Complete Guide to Materials & Processes. London: Laurence King. . Lauren, A. (2016). Block Printing, Ed. Gustavo Gill. . Hughes, A. & Vernon-Morris, H. (2017). Printmaking: Traditional and Contemporary Techniques. London: Rotovision. . Munari, B. (2004) Roses In The Salad. Corraini Edizioni  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios