-
Apresentação
Apresentação
. Reconhecer e explorar elementos estruturantes da linguagem geométrica abstracta, figurativa e tipográfica na concretização de projetos aplicados ao domínio do Design. . Desenvolver conhecimentos e aptidões que permitam a elaboração e execução em diferentes tipologias da área de atuação da impressão ( serigrafia têxtil , monotipias, risografia, stencil , carimbo, e outras práticas alternativas de impressão). . Facultar conhecimentos no âmbito da produção gráfica (preparação de documentos para impressão). . Promover a experimentação e a descoberta de processos de impressão e respectivos materiais (tintas, ferramentas e suportes). . Ampliar a cultura técnica e experimental no campo do Design e das Artes. . Ser capaz de conceber uma edição impressa manualmente. . Expor os alunos a novas e diferentes ideias e formas profissionais de trabalho; fechando a lacuna entre a academia e o mercado, permitindo que os alunos testem ferramentas e processos que normalmente não podem aceder.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT93-27135
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
. Introdução teórica à Serigrafia Têxtil. . Impressão Serigráfica sobre tecido. . Introdução teórica à Monotipia. . Impressão com ferragens sobre papel. . Introdução teórica à técnica Stencil . Impressão em Stencil sobre papel. . Introdução teórica à técnica da Risografia. . Impressão em Risografia com duas cores.
-
Objetivos
Objetivos
. Introdução teórica à Serigrafia Têxtil. . Impressão Serigráfica sobre tecido. . Introdução teórica à Monotipia. . Impressão com ferragens sobre papel. . Introdução teórica à técnica Stencil . Impressão em Stencil sobre papel. . Introdução teórica à técnica da Risografia. . Impressão em Risografia com duas cores.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
. Utilização de recursos diferenciados - artigos científicos, livros, diapositivos, filme, objectos e materiais, visitas de estudo - capazes de, por um lado fornecer um suporte teórico e por outro, esclarecer e motivar os alunos para os conteúdos e exercícios/ projectos. . Participação activa em aulas laboratoriais com recurso a equipamento de fabricação analógica.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
. Heller, S.; Venezky, M. (2004). The Push Pin Graphic. San Francisco: Chronicle Books. . Hughes, H.M.; Grifith, F. (1995). Kathe Kollwitz. Artist for the People. The South Bank Centre. Otto (2016). Screen Printing Manual. OttoBooks . Otto (2016). Photoshop for Screen Printing . OttoBooks. . Fick, B. & Graboswki, B. (2015). Printmaking: A Complete Guide to Materials & Processes. London: Laurence King. . Lauren, A. (2016). Block Printing, Ed. Gustavo Gill. . Hughes, A. & Vernon-Morris, H. (2017). Printmaking: Traditional and Contemporary Techniques. London: Rotovision. . Munari, B. (2004) Roses In The Salad. Corraini Edizioni
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não