filmeu

Disciplina Comunidades de Design

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC Design para Comunidades investiga o design como disciplina capaz de orientar, planear e integrar relações em espaços socioculturais sustentáveis e equitativos, atentos ao futuro das múltiplas comunidades. Explora como grupos marginalizados podem quebrar desigualdades sistémicas, promover a emancipação colectiva e assegurar a sustentabilidade ecológica. Proporciona aos estudantes a compreensão do potencial estratégico do Design de Comunicação no presente e no futuro comunitário, valorizando abordagens centradas na sustentabilidade e consciência ambiental. Desenvolve competências de planeamento e comunicação que efectivam transformações na forma como interagimos, imaginamos e construímos espaços urbanos, alteramos paisagens e promovemos cooperação. A UC investiga ainda as estruturas de comunidades artificiais e naturais, humanas e não humanas, no contexto globalizado e em redes interligadas por processos culturais locais e globais.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    — Democracia, história(s) locais e globais — Habitats humanos e não humanos, ecologia e pensamento em sistemas — Métodos colaborativos, participativos e de interacção — Trabalho de campo e sessões públicas — Manutenção, cuidado e implementação sustentável
  • Objetivos

    Objetivos

    — Analizar problemas complexos utilizando métodos de síntese e articulando várias fontes de informação. — Avaliar de forma crítica o impacto de propostas de intervenção social, ecológica, política, cultural, económica. — Desenvolver abordagens planeadas de trabalho colaborativo, envolvendo um amplo número de intervenientes. — Projectar alternativas a partir e para além do design em relação a comunidades locais. — Comunicar a prática projectual e metodológica, bem assim como o conhecimento adquirido e consequências/ alterações alcançadas.  
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Introdução de trabalho com/ para comunidades num curso de design de comunicação, utilizando práticas e métodos colaborativos como parte essencial da prática de design. Adopção de métodos participativos como formas de abordar a prática do design contemporâneo. Neste sentido, a interdisciplinaridade permite absorver metodologias de várias disciplinas que expandem e complementam as que são normalmente utilizadas no campo disciplinar do design.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Boer, R. (2023) Smooth City: Against Urban Perfection, Towards Collective Alternatives. Amsterdam: Valiz. Brown, Adrienne Maree. (2017) Emergent Strategy: Shaping Change, Changing Worlds. Chico: AK Press, 2017. Gibson-Graham, J.K., and Ethan Miller. ‘Economy as Ecological Livelihood’. In “Manifesto for Living in the Anthropocene”, edited by Katherine Gib-son, Deborah Bird Rose, and Ruth Fincher, 7–16. New York: Punctum Books, 2015. Haraway, Donna. Anthropocene, Capitalocene, Plantationocene, Chthulucene: Making Kin. En-vironmental Humanities, vol. 6, 2015.    
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios