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Apresentação
Apresentação
A UC Design para Comunidades investiga o design como disciplina capaz de orientar, planear e integrar relações em espaços socioculturais sustentáveis e equitativos, atentos ao futuro das múltiplas comunidades. Explora como grupos marginalizados podem quebrar desigualdades sistémicas, promover a emancipação colectiva e assegurar a sustentabilidade ecológica. Proporciona aos estudantes a compreensão do potencial estratégico do Design de Comunicação no presente e no futuro comunitário, valorizando abordagens centradas na sustentabilidade e consciência ambiental. Desenvolve competências de planeamento e comunicação que efectivam transformações na forma como interagimos, imaginamos e construímos espaços urbanos, alteramos paisagens e promovemos cooperação. A UC investiga ainda as estruturas de comunidades artificiais e naturais, humanas e não humanas, no contexto globalizado e em redes interligadas por processos culturais locais e globais.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT93-27153
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
— Democracia, história(s) locais e globais — Habitats humanos e não humanos, ecologia e pensamento em sistemas — Métodos colaborativos, participativos e de interacção — Trabalho de campo e sessões públicas — Manutenção, cuidado e implementação sustentável
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Objetivos
Objetivos
— Analizar problemas complexos utilizando métodos de síntese e articulando várias fontes de informação. — Avaliar de forma crítica o impacto de propostas de intervenção social, ecológica, política, cultural, económica. — Desenvolver abordagens planeadas de trabalho colaborativo, envolvendo um amplo número de intervenientes. — Projectar alternativas a partir e para além do design em relação a comunidades locais. — Comunicar a prática projectual e metodológica, bem assim como o conhecimento adquirido e consequências/ alterações alcançadas.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Introdução de trabalho com/ para comunidades num curso de design de comunicação, utilizando práticas e métodos colaborativos como parte essencial da prática de design. Adopção de métodos participativos como formas de abordar a prática do design contemporâneo. Neste sentido, a interdisciplinaridade permite absorver metodologias de várias disciplinas que expandem e complementam as que são normalmente utilizadas no campo disciplinar do design.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Boer, R. (2023) Smooth City: Against Urban Perfection, Towards Collective Alternatives. Amsterdam: Valiz. Brown, Adrienne Maree. (2017) Emergent Strategy: Shaping Change, Changing Worlds. Chico: AK Press, 2017. Gibson-Graham, J.K., and Ethan Miller. ‘Economy as Ecological Livelihood’. In “Manifesto for Living in the Anthropocene”, edited by Katherine Gib-son, Deborah Bird Rose, and Ruth Fincher, 7–16. New York: Punctum Books, 2015. Haraway, Donna. Anthropocene, Capitalocene, Plantationocene, Chthulucene: Making Kin. En-vironmental Humanities, vol. 6, 2015.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não