filmeu

Disciplina Ilustração e Banda Desenhada

  • Apresentação

    Apresentação

    A IIustração e a Banda Desenhada são nesta UC um laboratório de experimentação visual, assim como de questionamento e de acção sobre fenómenos sociais e políticos.   Nesta UC, explora-se a Ilustração numa acepção vasta, expandida, contemplando a investigação, o debate de ideias e a experimentação articulada com várias disciplinas, propondo formatos e suportes menos tradicionais.   A Banda Desenhada é explorada enquanto modo de comunicação complexo e enriquecedor.  Por um lado, permite a análise e a experimentação criativa de múltiplas relações imagem-texto e construções narrativas, assim como explorações plásticas; por outro lado, potencia a liberdade, o sentido crítico e a contestação social, com o intuito de perspectivar futuros, fenómenos presentes em contextos nos quais alguma BD circula - os mundos alternativos das edições independentes.  
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CONTRA-IMAGEM Glosa como Ilustração: o texto que comenta o texto. Implicações sociopolíticas da Ilustração: análise e discussão de representações socio-raciais, em diálogo com associação da sociedade civil, no contexto de projecto gráfico. COSMOLOGIAS Exploração, na Ilustração, das dialéticas natureza e cultura, humano e não humano, sujeito e objeto, facto e ficção, a partir de um ponto de vista especulativo e transicional, em camadas; a porosidade e permeabilidade de pedagogias ativas e de investigação-ação sobre a relação entre o passado e o presente, com foco em ofícios tradicionais fundamentais para a experiência da comunidade e para determinados rituais.
  • Objetivos

    Objetivos

    . Promover o envolvimento dos/as alunos/as em problemas ou fenómenos da sociedade através da Ilustração e da Banda Desenhada enquanto práticas que interrogam, investigam, dialogam, debatem e agem;   . Explorar a Ilustração e a BD como recursos expressivos do Design de Comunicação;   . Explorar diferentes formas de pensar, construir e aplicar a sequência e/ou narrativa visual num contexto educativo e interativo;   . Expor os alunos a uma ampla gama de abordagens à Ilustração e à Banda Desenhada, incentivando-os à sua exploração exaustiva;
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Desenvolvimento de projecto em diálogo com instituições externas à Lusófona, permitindo a reflexão e acção por parte dos alunos face a determinados contextos sociais e/ou artísticos.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    .Gannon, R.l; Fauchon, M. (2020).  Illustration Research Methods. Bloomsbury.   .Berry, A. et al. (2022).   The Black Experience in Design. Identity, Expression & Reflection .  Alworth Press.          . Mc Cay, W.; Braun, A. (2017). The Complete Little Nemo 1905-1909. Taschen. .Karasik, P., Newgarden, M., (2017). How to read Nancy: The elements of comics in three easy panels. Fantagraphics .Khandwala, A. (2020). Decolonizing Design Means Many Things to Many People- Four Practitioners Discuss Decolo Design.  AIGA Eye on Design. Disponível em: https://eyeondesign.aiga.org/decolonizing-means-many-things-to-many-people-four-practitioners-discuss-decolonizin .        . McCloud, S. (2000). Understanding comics: the invisible art. Paradox Press. . Sabin, R. Triggs, T. (2001). Below Critical Radar: Fanzines and Alternative Comics from 1976 to now. Slab-O-Concrete.  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios