filmeu

Disciplina Semiótica

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular de Semiótica visa iniciar os estudantes nas problemáticas de um novo campo de estudos que reconhece a permanente interpelação da experiência visual como uma das principais questões críticas da contemporaneidade. A unidade curricular trará aos estudantes uma visão crítica na análise das imagens, permitindo-lhes estabelecer ligações e antecedentes para os desafios contemporâneos da cultura visual, entender os aspectos visuais como fonte de transmissão cultural e explorar relações e interferências que os sistemas culturais acarretam ao processo visual de identificação e entendimento do mundo e da realidade. Face à amplitude, pertinência e exigência do presente ciclo de estudos, a presente unidade curricular irá incidir, sobretudo, nas oportunidades de criação de novas e criativas estratégias de comunicação que respondam com eficácia e criatividade aos diversos desafios colocados todos os dias por uma sociedade moderna cada vez mais exigente. 
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Imagem, signo e significação. Modelos de significação de C. Peirce e F. Saussure.  2. Categorias dos signos. Ícone, índice e símbolo. Signos icónicos e arbitrários. Convenção. Paradigmas e sintagmas.  3. Ordens de significação. Denotação, conotação, mito e ordem simbólica.  4. Relações texto e imagem. Interação e complementaridade.  5. Significantes plásticos e composição I. Teoria da Gestalt. Pontos fortes. Peso, equilíbrio e simetria. Linhas e formas.  6. Significantes plásticos e composição II. Secções da imagem. Construção axial, focalizada, em profundidade, por valores e sequencial. Enquadramentos. Elementos escalares e ângulos.  7. Cor e seus significados. Cor e luz. Sistemas de cor. Psicologia da cor. Cor e comunicação.  8. Linguagem scripto-visual. Plano tipográfico e topográfico. A palavra-imagem. Identidade visual. Narrativas da marca. 
  • Objetivos

    Objetivos

    No final do semestre os estudantes deverão ser capazes de: •    Compreender os conceitos básicos da semiótica e sua relevância para o design; •    Reconhecer os diferentes tipos de signos e símbolos e sua relação com a cultura e a linguagem; •    Analisar e interpretar textos e imagens usando as ferramentas da semiótica; •    Desenvolver competências críticas na análise e criação de mensagens visuais eficazes; •    Aplicar a semiótica na prática de design.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Será utilizada uma metodologia ativa baseada em Project-Based-Learning (PBL) - (Aprendizagem Baseada em Projectos). Pretende-se que os estudantes, perante a apresentação de vários casos práticos, investiguem e produzam discursos críticos na área do design. Nas aulas serão usados recursos bibliográficos e cinematográficos para apresentação de conteúdos teóricos e casos de estudo, de forma a consolidar o conhecimento. A prática passará pelo desenvolvimento de trabalho em contexto de aula utilizando as ferramentas disponibilizadas pela Semiótica.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    ABDULLAH, Rayan; HÜBNER Roger . Pictograms, Icons, and Signs. Thames & Hudson. 2006 BARTHES, Roland. Elementos de semiologia, Edições 70, 1985 CHANDLER, Daniel. Semiotics: The Basics. Routledge, 2017. CROW, David. Visible Signs: An Introduction to Semiotics. Ava, 2003 FRUTIGER, Adrian. Signos, símbolos, marcas, señales (Spanish Edition). GG JARDI, Enric. Pensar com Imágenes. GG, 2012 JOLY, Martine. Introdução à análise da imagem, Edições 70, 2019 LAURENT, Gervereau. Ver, compreender, analisar as imagens. Edições 70, 2007 MOLLERUP, Per Mollerup. Marks of Excellence: The History and Taxonomy of Trademarks.  Phaidon Press Ltd, 2006
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios