filmeu

Disciplina História da Arte

  • Apresentação

    Apresentação

    A Unidade Curricular visa um conhecimento alargado sobre a História da Arte, entendendo-a enquanto um campo fundamental à nossa constituição cultural e social. Entende-se que os artefactos e as obras de arte são patrimónios, testemunhos da evolução da civilização humana e constitutivos da sociedade contemporânea. Incluem-se as civilizações orientais, evitando a circunscrição ao ocidente.    Parte também da premissa de que compreender o atual campo artístico requer um saber sobre o que o antecedeu. Como tal, é trabalhada a produção artística do passado, sublinhando-se alguns movimentos artísticos tais como o Renascimento e as vanguardas modernistas, após os quais se explora a arte contemporânea, na qual já se inscrevem as tecnologias digitais.     É destacada a Bauhaus, escola fundamental no progresso artístico e central no campo do Design, relacionando-se com o Design da Comunicação.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1 - Introdução à História da Arte.  - Pré-História e Antiguidade.  - A História da Arte enquanto construção Ocidental.  - Civilizações e Culturas do Oriente.    2 - O Homem e a Arte. - Época Medieval.  - Da Grécia à Roma antigas.  - Renascimento.   3- Época de Mudança e entrada no Modernismo - Romantismo, Realismo e Impressionismo. - Arts and Crafts, Arte Nova, Art Déco: Design e Arte. - O Modernismo e as Vanguardas.  - A Bauhaus.    4- Arte Contemporânea.  - Marcel Duchamp, e a reformulação da obra de arte. - Arte enquanto processo e projeto. - Do Minimalismo ao Conceptual. - Os EUA: Do Expressionismo Abstrato à Pop Art. - O corpo como meio.    5- A Arte no Universo Digital - Da Cinética ao Digital. - Os Novos Media.
  • Objetivos

    Objetivos

    A UC tem como objetivo capacitar os estudantes para identificarem os vários momentos e movimentos histórico-artísticos, e reconhecerem a importância dos respetivos espólios e patrimónios.    Desenvolve-se o conhecimento sobre o percurso e o desenvolvimento da arte ao longo tempo, com um enquadramento temporal, cultural e social.   Será igualmente instigado o reconhecimento e a sensibilização para o valor constitutivo e fundacional que detém toda a herança histórico-artística.     A partir daqui a UC visa contribui para desenvolver capacidades de observação e de análise da arte e dos testemunhos que constituem a disciplina da História da Arte, para a solidificação do pensamento relativo às práticas artísticas do passado e do presente, com vista no futuro.  
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A UC tem como metodologia principal a exposição da teoria a partir de referências fundamentais no campo de estudo em questão e de estudos de caso. Reconhecendo que as artes são necessariamente apreendidas por meio de imagens, são utilizados conteúdos e materiais visuais. Incluem-se vídeos, nomeadamente sobre artistas e exposições.  
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Belting, H. (2009). Contemporary Art as Global Art. A Critical Estimate. In. Belting, H.; Buddensieg, A. (eds.) The Global Art World, Ostfildern. Barral i Altet , X. (1947). História de Arte. Arte & Comunicação. Gombrich, E. H. (1950). A história da arte Bell, J. (2007). Espelho do mundo, uma nova História da Arte. Orfeu Negro
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios