filmeu

Disciplina Design de Comunicação IV

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular Design de Comunicação IV centra-se no desenvolvimento de projetos na área do design editorial, com enfoque na conceção de jornais, livros, revistas e brochuras. Pretende dotar os estudantes de competências para entender, conceber, produzir e apresentar projetos editoriais, aliando aplicação prática a rigor metodológico. Valoriza-se o domínio da arquitetura gráfica, do texto e da imagem, bem como a capacidade de argumentação e defesa de opções projetuais. A UC promove ainda competências de análise crítica individual e coletiva, preparando os diplomados para integrar equipas em estúdios de design, editoras e departamentos gráficos de jornais e revistas, com criatividade, consciência profissional e adequação às exigências do mercado de trabalho.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Design Editorial 1.1. Estudo e desenvolvimento de projetos editoriais em diferentes tipologias de publicações (jornais, livros, revistas, brochuras) destinados a públicos e faixas etárias diversificadas; 1.2. Conceção e aplicação de grelhas e sistemas de navegação editorial e princípios de legibilidade –, hierarquia de informação, foco visual, sequência do olhar; 1.3. A tipografia e a imagem como elementos estruturantes da comunicação editorial; 1.4. Relação entre elementos verbais e não verbais no espaço gráfico: coerência, clareza e adequação comunicacional.
  • Objetivos

    Objetivos

    Desenvolvimento de projetos na área do design editorial. O seu principal objetivo consiste em dotar os estudantes das competências necessárias para entender, conceber, produzir e apresentar projetos de design editorial, com aplicação prática e rigor metodológico. Ao longo da unidade curricular, pretende-se que os estudantes compreendam os fundamentos teóricos e práticos do design editorial, aplicados a diferentes tipos de publicações – como jornais, livros, revistas e brochuras –, destinados a públicos e faixas etárias diversos. Adicionalmente, deverão adquirir conhecimentos aprofundados sobre arquitetura gráfica, especialmente no que se refere à definição de formatos, grelhas e sistemas de organização do espaço bidimensional. Espera-se, por fim, que os estudantes consolidem a capacidade de estruturar e apresentar projetos editoriais completos, sustentados em princípios de legibilidade, hierarquia visual, coerência gráfica e adequação simultânea à função e ao público-alvo.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A metodologia de ensino e aprendizagem inclui uma componente teórica e uma componente prática e conjuga métodos expositivos e de estudo de caso (projetos, aulas abertas e visitas de estudo). A avaliação é Contínua com a realização de três projetos tendo em conta os seguintes elementos: 1. Exercícios de aplicação de cada conteúdo programático; 2. Projetos práticos simulando a realidade do mercado; 3. Entrega de um brief inicial para cada exercício que inclui objetivos, metodologia, calendarização para as diferentes fases de trabalho e bibliografia aconselhada; 4. Cada projeto é orientado com pelo menos uma avaliação intermédia e uma avaliação final com apresentação oral em aula. Ponderações: Exercício 1 (40%); Exercício 2 (25%); Exercício 3 (35%).  Um número de faltas superiores a 30% do total de horas lectivas, implica a reprovação à UC (excepção para estudantes portadores do estatuto de trabalhador-estudante, ou de atleta).
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Ambrose, G.; Harris, P. (2015). The Layout Book. Bloomsbury Publishing. Bringhurst, R. (2005); Elementos do estilo tipográfico. Cosac Naify Garcia, M. (2002). Pure Design. Miller Media. Garcia, M. (1993). Contemporary Newspaper Design: A Structural Approach. Pearson College Div. Harrower, T.; Elman, J.M. (2012). The Newspaper Designer’s Handbook (7th ed.). McGraw-Hill. Hochuli, J. (1997). Designing Books. Hyphen Press. Itten, J.(2009). Art de la Couleur. Edition Abregée, Dessain et Tolra Male, A (2017). The power and influence of illustration. Achieving impact and lasting significance through visual communication. Bloomsbury Visual Arts. Muller-Brockmann, J.(1996). Grid systems in graphic design: A visual communication manual for graphic designers. Niggli Verlag Quinn, S. (2007). Eyetracking the News. Poynter Institute for Media Studies. Scalera, B. (2011). Creating Comics from Start to Finish: Top Pros Reveal the Complete Creative Process. Impact Books.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios