-
Apresentação
Apresentação
A Unidade Curricular Cultura Visual trata a cultura visual no contexto contemporâneo a partir de diferentes perspectivas e práticas artísticas. Trabalha-se o modo como se tem vindo a desenvolver a cultura visual, sobretudo no campo da arte, e a sua inscrição no campo da comunicação, nomeadamente em áreas onde opera o design de comunicação, tais como a publicidade e o fotojornalismo. Neste plano, salientam-se a fotografia e o digital, na medida em que ambos consistem em importantes meios visuais e de comunicação, cada vez mais preponderantes e centrais na constituição e no desenvolvimento da cultura visual. Trata-se, então, a relação entre a fotografia, os novos media, a computação e o design. Ainda, trabalha-se o design de exposições de arte e o design gráfico do cinema, campos fundamentais da cultura visual contemporânea.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP729-7243
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. O que é a Cultura Visual? 1.1 Cultura Visual, Estudos Visuais e Estudos Culturais. 1.2 O início da disciplina, desde Bela Balazs. 1.3 O Visual nas Artes. 1.3.1 Da Arte Moderna à Arte Contemporânea. 1.3.2 Design nas exposições e no cinema. 1.3.3 Arte e Vida. 1.4. Comunicação visual. 1.4.1 A Retórica da Imagem, Roland Barthes 1.4.2 Modos de Ver, John Berger 2. A fotografia. 2.1. Introdução à prática fotográfica. 2.2 Roland Barthes, entre o studium e o punctum. 2.3. Walter Benjamin, a obra de arte na era da reprodutibilidade técnica. 2.4. O espaço discursivo da fotografia. 2.5. A fotografia no design. 3. Cultura Visual no Digital 3.1. O Regime do Visual na Cultura Digital 3.2. A imagem da técnica, a imagem virtual. 3.3. Novos media e a invisibilidade. 3.4. Sistemas de Computação aplicados à Arte e ao Design.
-
Objetivos
Objetivos
A UC contribui para a identificação e a compreensão da cultura visual contemporânea, bem como o conhecimento artístico e cultural. Procura-se estimular o pensamento crítico, a experimentação e a criatividade, os quais se unem à formação técnica da licenciatura em design de comunicação. Pretende-se esclarecer sobre a natureza da cultura visual e a sua preponderância na atualidade, o lugar da arte e da cultura no campo da comunicação visual e a relac¿ão e o cruzamento entre artes criativas visuais e o design. Estabelece-se a identificação da fotografia e dos processos digitais enquanto meios centrais no desenvolvimento e na ação da cultura visual, da arte e da comunicação. A partir daqui a UC contribui para desenvolver capacidades de observação e de análise da arte e da comunicação visual e para a solidificação de um pensamento crítico no quadro das práticas artísticas contemporâneas.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A UC expõe a teoria a partir de referências fundamentais no campo de estudo em questão e de estudos de caso apresentados através de conteúdos visuais. No âmbito de contribuir para a formação técnica, fulcral na Licenciatura em Design de Comunicação, pretende-se reverter a abordagem do conteúdo teórico em aplicação prática. Para tal, embora seja a partir bibliografia principal que as aulas se desenvolvem, terão lugar exercícios em aula, com análise e discussão, incentivando a atividade prática dos estudantes.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Balazs, B. (1924). O homem visível, Visual Culture - Barthes, R. (1979). A Câmara Clara, nota sobre a fotografia. Edições 70 - Barthes, R. (1964). The Rhetoric of the Image. - Benjamin, W. (1931). Pequena história da fotografia. - Benjamin, W. (1935) A Obra de Arte na Época da Sua Possibilidade de Reprodução Técnica - Bragança de Miranda, J. (2007). Teoria da Cultura. Nova Vega. - Bragança de Miranda, J. (2017). Corpo e Imagem. Nova Vega. - Crimp, D. (1998) Estudos culturais, cultura visual. Revista USP, n.40. - Carvalhais, M. (2016). Artificial Aesthetics. Creative Practices in Computational Art and Desing. Universidade do Porto Edições. - Flusser, Vilém. (1983). A Filosofia da Caixa Preta. - Krauss, R. (1990). O fotográfico. Editora G.Gili. 2014. - Mitchell, W.J.T. (1942). What do Pictures Want?. University of Chicago Press. 2005
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não