filmeu

Disciplina Cultura Visual

  • Apresentação

    Apresentação

    A Unidade Curricular Cultura Visual trata a cultura visual no contexto contemporâneo a partir de diferentes perspectivas e práticas artísticas.    Trabalha-se o modo como se tem vindo a desenvolver a cultura visual, sobretudo no campo da arte, e a sua inscrição no campo da comunicação, nomeadamente em áreas onde opera o design de comunicação, tais como a publicidade e o fotojornalismo.    Neste plano, salientam-se a fotografia e o digital, na medida em que ambos consistem em importantes meios visuais e de comunicação, cada vez mais preponderantes e centrais na constituição e no desenvolvimento da cultura visual. Trata-se, então, a relação entre a fotografia, os novos media, a computação e o design.     Ainda, trabalha-se o design de exposições de arte e o design gráfico do cinema, campos fundamentais da cultura visual contemporânea.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1.         O que é a Cultura Visual?  1.1       Cultura Visual, Estudos Visuais e Estudos Culturais.  1.2       O início da disciplina, desde Bela Balazs. 1.3       O Visual nas Artes.  1.3.1    Da Arte Moderna à Arte Contemporânea. 1.3.2    Design nas exposições e no cinema. 1.3.3    Arte e Vida. 1.4.      Comunicação visual.  1.4.1    A Retórica da Imagem, Roland Barthes  1.4.2    Modos de Ver, John Berger   2. A fotografia.  2.1. Introdução à prática fotográfica. 2.2 Roland Barthes, entre o studium e o punctum. 2.3. Walter Benjamin, a obra de arte na era da reprodutibilidade técnica. 2.4. O espaço discursivo da fotografia.  2.5. A fotografia no design.   3. Cultura Visual no Digital  3.1. O Regime do Visual na Cultura Digital 3.2. A imagem da técnica, a imagem virtual.  3.3. Novos media e a invisibilidade. 3.4. Sistemas de Computação aplicados à Arte e ao Design.
  • Objetivos

    Objetivos

    A UC contribui para a identificação e a compreensão da cultura visual contemporânea, bem como o conhecimento artístico e cultural. Procura-se estimular o pensamento crítico, a experimentação e a criatividade, os quais se unem à formação técnica da licenciatura em design de comunicação.      Pretende-se esclarecer sobre a natureza da cultura visual e a sua preponderância na atualidade, o lugar da arte e da cultura no campo da comunicação visual e a relac¿ão e o cruzamento entre artes criativas visuais e o design.     Estabelece-se a identificação da fotografia e dos processos digitais enquanto meios centrais no desenvolvimento e na ação da cultura visual, da arte e da comunicação.     A partir daqui a UC contribui para desenvolver capacidades de observação e de análise da arte e da comunicação visual e para a solidificação de um pensamento crítico no quadro das práticas artísticas contemporâneas.      
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

       A UC expõe a teoria a partir de referências fundamentais no campo de estudo em questão e de estudos de caso apresentados através de conteúdos visuais.    No âmbito de contribuir para a formação técnica, fulcral na Licenciatura em Design de Comunicação, pretende-se reverter a abordagem do conteúdo teórico em aplicação prática.    Para tal, embora seja a partir bibliografia principal que as aulas se desenvolvem, terão lugar exercícios em aula, com análise e discussão, incentivando a atividade prática dos estudantes.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

     - Balazs, B. (1924). O homem visível, Visual Culture - Barthes, R. (1979). A Câmara Clara, nota sobre a fotografia. Edições 70 - Barthes, R. (1964). The Rhetoric of the Image. - Benjamin, W. (1931). Pequena história da fotografia. - Benjamin, W. (1935) A Obra de Arte na Época da Sua Possibilidade de Reprodução Técnica - Bragança de Miranda, J. (2007). Teoria da Cultura. Nova Vega. - Bragança de Miranda, J. (2017). Corpo e Imagem. Nova Vega. - Crimp, D. (1998) Estudos culturais, cultura visual. Revista USP, n.40. - Carvalhais, M. (2016). Artificial Aesthetics. Creative Practices in Computational Art and Desing. Universidade do Porto Edições. - Flusser, Vilém. (1983). A Filosofia da Caixa Preta. - Krauss, R. (1990). O fotográfico. Editora G.Gili. 2014. - Mitchell, W.J.T. (1942). What do Pictures Want?. University of Chicago Press. 2005  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios