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Disciplina História da Arte

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC tem como finalidade dotar os estudantes com conhecimentos e aptidões específicos sobre a História da Arte, abordando os seus vários movimentos no contexto do Design de Moda.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Análise de pinturas de diferentes épocas históricas atendendo a conteúdos de ordem simbólica, cultural, filosófica e de pensamento inovador. - Pré-História: arte e expressão; - Idade Antiga: arte e representação; - Idade Média: arte e Teocentrismo; - Idade Moderna: arte e Antropocentrismo; -Idade Contemporânea e Vanguardas. Análise crítica e comparativa das imagens considerando: - O valor documental e descritivo da pintura, do desenho, da gravura, da escultura, da fotografia e do cinema.
  • Objetivos

    Objetivos

    Esta UC tem como finalidade dotar os estudantes com conhecimentos e aptidões específicos sobre a História da Arte, abordando os seus vários movimentos no contexto do Design de Moda. Ao concluir esta UC, os estudantes: - Ampliaram a sua cultura geral para os domínios da história da arte e da moda, familiarizando-se com as principais referências históricas. - compreendem os diferentes regimes de passagens (entre disciplinas criativas e ao longo da história) - Identificam, reconhecem e distinguem as referências históricas na industria do vestuário e percebem a importância das imagens do passado na produção contemporânea. - Desenvolvem um pensamento crítico e discursivo assente na história da arte relativamente ao design de moda.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Apresentação de conteúdos de história da arte tendo como base o vestuário e a moda (que é reflexiva da sua contemporaneadade).  As aulas são teóricas e baseiam-se na análise de imagens /documentários provenientes da História da Arte cujos critérios de escolha são: artistas de referência na época história em estudo e a figuração de vestuário nas cenas representadas e do têxtil nos cenários. A caracterização da época é também feita através do visionamento de filmes/documentários, exposições, etc. Nas aulas a matéria pode, por vezes, dar saltos temáticos para contextualizar uma ideia, uma informação associada aos conteúdos temáticos da UC em questão.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Berger, J. (1992) Modos de Ver. Lisboa: Edições 70. Davies, P. J. E., Denny, W. B., Hofrichter, F. F., Jacobs, J., Roberts, A. M., & Simon, D. L. (2010). Nova História da Arte de Janson (Nona). Fundação Calouste Gulbenkian. Gombrich, E. (2012). A História da Arte. LTC. Harrison, C., & Wood, P. (2000). Art in Theory, 1648-1815: An Anthology of Changing Ideas. (C. Harrison, P. Wool, & J. Gaiger, Eds.) (First). Blackwell Publishers Lda. Harrison, C., Wood, P., & Gaiger, J. (1998). Art in Theory 1815-1900 An Anthology of Changing Ideas. Blackwell Publishers Lda. Harrison, C., & Wood, P. (1992). Art in Theory 1900-1990. An Anthology of Changing Ideas. (C. Harrison & P. Wood, Eds.) (First). Blackwell Publishers Lda. Pereira, P. (2011). Arte Portuguesa - História Essencial (1a Edição). Círculo de Leitores. Pereira, P. (1995). História da Arte Portuguesa. Círculo de Leitores. Pooke, G., & Newall, D. (2008). Art History: The Basics. London & New York: Routledge.  
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