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Disciplina Modelagem

  • Apresentação

    Apresentação

    A Unidade Curricular de Modelagem pretende fornecer aos alunos os princípios técnicos e essenciais à construção de peças de vestuário, através do draping. Estes princípios visam servir dois objetivos principais: uma apresentação de projeto coerente e um entendimento dos processos envolvidos na área da modelagem, através do draping.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Descrição dos conteúdos 1. Técnicas de modelagem, as ferramentas e os equipamentos para modelar. A modelagem plana, os fatores a ter em conta no desenvolvimento da modelagem. A influência dos tipos de tecido na modelagem. As ferramentas e os equipamentos de modelagem. 2. As técnicas de modelagem no busto: o draping, criação de segunda pele do busto. 3. Elaboração de biblioteca de pormenores de peças de vestuário. 4. Manipulação de peças de vestuário e pormenores. Exercícios práticos: desenvolvimento de saia clássica e vestido. 5. Criação de um vestido, considerando as peças de vestuário e pormenores lecionados. Desenvolvimento de extração de moldes através do draping.  
  • Objetivos

    Objetivos

    Esta UC tem como objetivos: 1. Conhecer as principais técnicas de modelagem, assim como as ferramentas e equipamentos da modelagem plana; 2. Desenvolver biblioteca de pormenores de peças de vestuário; 3. Conhecer e desenvolver os conhecimentos das técnicas de draping e da modelagem em busto: desenvolvimento de uma segunda pele do busto; 4. Conhecer e aprofundar modelagem bidimensional de uma saia clássica; 5. Desenvolver extração de moldes das peças desenvolvidas em draping; 6. Conhecer e aprofundar as técnicas de draping e modelagem bidimensional no desenvolvimento de um vestido.    
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A unidade curricular será desenvolvida através de sessões teórico-práticas, expositivas e demonstrativas, e de trabalhos práticos de carácter experimental desenvolvidas durante as sessões de aula. Fomentar-se-á o caracter participativo que facilite a assimilação dos conteúdos e que fomente a interação professor/aluno. O ensino tutorial, como método ativo, será fundamentalmente usado no  acompanhamento do projeto, realizado ao longo do funcionamento da unidade curricular.  
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    ABLING, Bina - Moulage, Modelagem e Desenho: Prática integrada, Bookman, 2014 ALDRICH, Winifred - Fabrics and pattern cutting, John Willey & Sons Inc, 2012 ALDRICH, Winifred - Modelagem plana para moda feminina, Bookman,2014 AMADEN-CRAWFORD, Connie - Costura de moda - técnicas básicas, Bookman, 2014 FISCHER, Anette, GOBIN, Kiran - Construction for fashion design, Basics of fashion, Bloomsbury, 2010. FISCHER,Anette - Sewing for fashion designers, Laurence king Publishing, 2015. GILEWSKA; Teresa - Pattern-Drafting for fashion, Bloomsbury Publishing PLC, 2011 JONHSTON, Amanda, HALLET, Clive - Fabric for fashion: the complete guide, Laurence King Publishing s.a. (2013). How Patterns Work: The Fundamental Principles of Pattern Making and Sewing in Fashion Design. Great Britain: Assembil Books.  
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