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Apresentação
Apresentação
A UC (Unidade Curricular) de DMI (Design de Moda I) faz uma abordagem introdutória do que é o Design de Moda e apresenta a contextualização histórica da actividade de criar Moda. A UC visa iniciar os estudantes a obter competências ao nível da criação de produtos de Moda e prepara os estudantes para aprenderem, ao longo da licenciatura, a desenvolver o Projeto de Design de Moda.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT6277-22976
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Elementos e Princípios fundamentais do Desin de Moda; O Designer de Moda hoje: saídas profissionais e segmentos de mercado; Scrapbooks e a importância da pesquisa no processo do Design de Moda; Vestuário versus Moda: como comunicamos através do vestuário; as mensagens que enviamos; os vários usos do vestuário; Introdução a processos criativos em moda sustentável ; Metodologia no processo de desenvolvimento de uma colecção de moda; O ciclo da moda; o calendário da moda; Agentes de tendências; outras influências culturais capazes de gerarem tendências; Introdução ao desenho plano e às Tipologias do vestuário; Ilustração aplicada ao projeto de Design de Moda;
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Objetivos
Objetivos
Os objectivos da Unidade Curricular Design de Moda I são: Aprender os princípios e técnicas elementares e, ainda, adquirir um vasto léxico do Design de Moda. Identificar o papel do Design de Moda no contexto da sua actuação. Conhecer segmentos de mercado, industrias, marcas e designers, assim como, reconhecer/caracterizar as diferentes profissões e sectores inerentes ao mundo da moda. Conhecer os elementos e princípios fundamentais do Design de Moda. Os alunos são desafiados a experimentar as metodologias de Design de Moda e a utilizar técnicas que estimulam o processo criativo, valorizando a pesquisa em fontes fidedignas, comunicação visual e lógicas eficazes na concepção e produção de artigos de moda. Finalmente, conseguir elaborar, organizar e apresentar o Projecto de Design de Moda.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Os alunos de design de moda são sensibilizados para a importância da sua futura profissão através da aprendizagem da metodologia e da prática do projeto de Design de Moda. O método ativo, permite ao aluno ter uma rápida assimilação dos conceitos básicos, pela prática da observação e experimentação o aluno alcança os princípios fundamentais, âmbitos de aplicação dos conhecimentos teóricos associados à tecnologia dos materiais e à expressão plástica necessária nesta UC para comunicar ideias de moda. As aulas téorico-práticas permitem consolidar os conhecimentos e realizar a sua aplicação mediante os diversos trabalhos exploratórios. Os trabalho realizados serão acompanhados pelo professor durante as aulas.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Draper, Jean (2013), Stitch and Structure: Design and Technique in two and three- dimensional textiles, London: Batsford. Faerm, Steven (2010), Fashion Design Course- Principles, Practice and Techniques: The Ultimate Guide for Aspiring Fashion Designers, London: Thames & Hudson. Fischer, Annette (2008), Basic Fashion Design 03: Construction, London: Ava Publishing. Gaimster Julia, Amanda (2011), Visual Research Methods in Fashion, New York: Berg Amanda (2014), Fabric for Fashion: The Complete Guide: Natural and Man-made Fibers, London: Laurence King. Hopkins, John (2012), Fashion Design: The Complete Guide, London: Ava Publishing. _Jones, Sue, Jenkyn (2011), Fashion Design (Portfolio), London: Laurence King.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Sim