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Disciplina História do Design de Moda

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC tem como finalidade dotar os estudantes com conhecimentos e aptidões específicos sobre a História do Design de Moda, abordando os seus vários movimentos no contexto do Design de Moda.  
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Enquadramento cultural e artístico da história do vestuário ao conceito de moda  O vestuário da pré-história aos Grandes Impérios O vestuário na Época Clássica O vestuário na Idade Média  O Neoclássico O século XIX : As modas burguesas Moda e Indústria: A Moda simbólica por oposição à moda oficial; Aparecimento da Alta-Costura; As mudanças do fim de século; Moda e Desporto O século XX: A influência da Grande Guerra na moda feminina; Os loucos anos 20 e Gabrielle Chanel; Os anos 30; A Segunda Guerra Mundial e a sua projecção na Moda - Christian Dior e o New Look; Os anos 50; Os anos 60 e a importância da moda inglesa; Os anos 70; Os anos 80; Os anos noventa Século XXI - paradigma da interpretação da história da moda nas novas abordagens de consumo; mensagem das marcas face aos contextos sociais, políticos, económicos e sustentabilidade.
  • Objetivos

    Objetivos

    Ao concluir esta UC, os estudantes: - Ampliaram a sua cultura geral para os domínios da História do Design de Moda, familiarizando-se com as principais referências históricas. - Compreenderem os diferentes regimes de passagens (entre disciplinas criativas e ao longo da história) - Identificarem, reconhecerem e distinguirem as referências históricas na indústria do vestuário e percebem a importância das imagens do passado na produção contemporânea. Desenvolverem um pensamento.  
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As aulas são teóricas e baseiam-se na análise de imagens/histórias provenientes da História do Design de Moda, cujos critérios de escolha são: artistas de referência na época história em estudo e a figuração de vestuário nas cenas representadas e do têxtil nos cenários. O contexto histórico em que cada professional de moda se insere, é um ponto fulcral. A caracterização da época é também feita através do visionamento de filmes, documentários, etc. Nas aulas é realizado um momento comparativo com o presente recente e um debate colectivo e crítico. Trabalhos obrigatórios realizados ao longo do semestre - 30%; Trabalho final - 50%; Debate e participação em aula - 10%; Assiduidade - 10%. A participação tem de ser feita mediante 75% de presenças obrigatórias, cujo incumprimento obriga ao exame. CONSULTAR A FUC NO MOODLE PARA MAIS INFORMAÇÕES.    
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    CUVILLIER, Dominique, Comprendre les Tendances, Chêne, Paris (2008) Collezionni Trends (revista) FERNANDEZ, Angel e ROIG, Martin, Desenho para Designers de Moda,  Estampa, Lisboa (2007) GERVAL, Olivier, Studio et Produits, Eyrolles, Paris (2007) JONES, Sue Jenkyn, Fashion Design, O Manual do Estilista, Gustavo Gilli, Barcelona (2005) LYNCH, Annette e STRAUSS, Mitchell D. Changing Fashion, Berg, New York (2007)  
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