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Disciplina Design de Moda II

  • Apresentação

    Apresentação

    A Unidade Curricular de Design de Moda II tem um caráter teórico-prático, com forte incidência na prática no sentido da aplicação do “aprender fazendo” e associada à realidade profissional na área da Moda. A avaliação é contínua, feita com base nos trabalhos realizados ao longo do semestre, privilegiando-se sobretudo a evolução do estudante ao longo do processo de ensino-aprendizagem.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Metodologias para o desenvolvimento de projetos em Design de moda – Coleção de Senhora e Homem 2. Processo de Design de Coleções de Senhora e de Homem a. Pesquisa b. Definição do Conceito c. Criatividade: desenvolvimento de painéis: MoodBoard; Painel de cores; Painel de Materiais e Aviamentos d. SketchBook e. Processo criativo f. Protótipo 3. Desenvolvimento de Dossier de uma coleção de Senhora e de Homem
  • Objetivos

    Objetivos

    São objetivos desta UC: - Saber realizar uma pesquisa em design de moda; - Definir conceitos como ponto de partida para a realização de uma coleção numa lógica de produto Streetwear/ Sportswear direcionado para um produto conceptual/ design de autor; - Criar coleções seguindo todas as etapas do processo metodológico – desde a pesquisa inicial até à realização de um protótipo; - Saber identificar público-alvo e marcas concorrentes; - Desenhar peças de vestuário complementadas por acessórios ou calçado: esboços, croquis e componentes técnicas; - Explorar materiais (tecidos, não tecidos e outros) e formas de manipulação; - Saber elaborar um dossier para uma coleção de Senhora e de Homem.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A metodologia de ensino é baseada na demonstração e experimentação. Os estudantes são confrontados com a necessidade de experimentar, conhecer e explorar as várias etapas de realização de uma coleção de Moda. Para isso é importante que conheça o que se faz na área por outros designers de moda. Durante as aulas, maioritariamente os estudantes desenvolvem diversos exercícios práticos concluindo a demonstração de todas as aquisições com um trabalho final de maior exigência e rigor. A avaliação em Design de Moda II é contínua e privilegia o trabalho realizado, pelos estudantes, dentro das aulas. A avaliação em Design de Moda II consiste na realização de vários exercícios práticos que levam à realização de propostas para uma coleção de Senhora e Homem.  
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Adz. K.; Stone, W. (2018). This is Not Fashion: Streetwear Past, Present and Future. Thames & Hudson. ISBN 978-0500292440 gestalten & Highsnobiety (2019) The New Luxury: Defining the Aspirational in the Age of Hype. gestalten & Highsnobiety. ISBN 978-3899559835 Darling M.; (2022). Virgil Abloh: Figures of Speech. DelMonico Books/Museum of Contemporary Art Chicago. ISBN 978-1636810744 Voguel S. (2007). Streetwear: The Insider's Guide. Thames and Hudson Ltd. 978- 0500286777 Jones, S. J. (2009). Fashion design: O manual do estilista. Editorial Gustavo Gili, S.L. ISBN 8425220386 Renfrew E.; Lynn T. (2022) Developing a Fashion Collection. 3ª edição. Bloomsbury Fashionary Team. (2016). Fashionpedia - The Visual Dictionary Of Fashion Design. Fashionary. ISBN 978-9881354761
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